segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Trail AM

Esta é semana de prova !

Domingo dia 25, é dia de Trail Amigos da Montanha !

Nesta edição parece que se bateram os recordes de maior numero de inscrições numa prova de montanha em Portugal !

É portanto semana de alterar ligeiramente o treino, para estar ao melhor nível no Domingo.
Não sei muito bem como me preparar para uma prova de trail, sei que o trabalho é muito mais muscular ao invés de uma corrida de estrada, por isso convém não desleixar este aspeto, mas começar cansado também não é grande ideia ...

Fora a preparação física há que encontrar a melhor forma mental e motivação possível, até porque há grandes possibilidades de o tempo não ajudar, e de termos chuvas fortes, é muito importante estar bem determinado e não deixar aparecer os pensamentos habituais de "meto-me em cada uma..."

Este ano espero contar com uma ajudinha da Salomon, e vou levar a câmara ( já tenho baterias extra e um cartão de 16gb que deve dar para umas 4 horas de vídeo) portanto há que dar corda às sapatilhas, apertar bem o casaco, abastecer a mochila e vamos para a festa na montanha !


Alguns detalhes da prova :

Altimetria


Partes técnicas

 Banho de lama...

 SPA Termal...


 e para terminar uma massagem aos pés !



Há algo de especial neste tipo de provas, que começa logo pela inscrição, em que temos que assinar o seguinte texto para a poder realizar :


MUITO IMPORTANTE
•         É necessário ter a condição física, adequada às características desta prova de extrema dureza, com alta quilometragem, longa duração, terreno montanhoso, grandes desníveis, exposição ao sol, etc.
•         É imprescindível beber em todos os abastecimentos e alimentar-se convenientemente.
•         Devido às características tão especiais da prova é recomendável a utilização de calçado e roupa adequada, boné, óculos e creme solar (que deve aplicar sempre que considerar necessário).
•         O participante deverá ter em conta a necessidade de levar abastecimento líquido e sólido adicional.
•         Como indicador da dureza da prova, a organização da mesma prevê que os primeiros corredores completarão o percurso em cerca de 5h30m.
•         Idade mínima de inscrição Trail AM e Mini-Trail AM: 18 anos.
•  Como será impossível realizar corte de tráfego rodoviário nalgumas passagens, os participantes devem cumprir as regras de trânsito na cidade e estradas de uso público, devendo ainda respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.


Entretanto devido ao avançar das previsões meteriológicas, já recebi um email com a seguinte informação :

- É imprescindível estarem atentos à meteorologia. Todos os atletas devem ter consciência das dificuldades acrescidas numa prova em função de condições adversas (chuva, frio, nevoeiro). Acompanhem as previsões meteorológicas: (http://freemeteo.com/default.asp?pid=156&gid=2742416&la=18)
- Todos os atletas devem levar o equipamento adequado para a prova. Os atletas inscritos no Trail devem ter cuidados suplementares e, não existindo material obrigatório até ao momento, é fundamental que todos tenham consciência da dureza da prova. Recordamos que partir das 17 horas o rápido cair da noite poderá dificultar a progressão por entre a vegetação a todos quantos possam ainda estar no terreno e, apesar de já estarem perto da cidade, o uso de frontal é aconselhado. O material altamente recomendado é uma mochila de água (c/1 litro) ou porta bidões, manta de sobrevivência, apito, corta-vento ou impermeável, telemóvel, frontal e calçado apropriado para trail running. Caso as previsões das condições meteorológicas assim o recomendem, a organização poderá exigir algum material obrigatório.


Dá para sentir algum respeito pela prova, mesmo para mim que vou fazer o chamado mini-trail de apenas 25km e 800m desnivel.

Ano passado acho que esta a prova que me deu maior alegria (e empeno) de realizar, espero que este ano seja igual ! (menos na parte do empeno ...).





Sem comentários:

Enviar um comentário