domingo, 4 de novembro de 2012

O regresso !

A semana passada foi de pausa para recuperação.
Depois de uma prova dura, como foi esta 9º Maratona do Porto, é importante recuperar devidamente.

Depois da minha participação na Maratona de Barcelona não recuperei devidamente, e tive uns meses de quebra notória, algo a não repetir.

Depois de uma maratona é normal ganhar uns 2 ou 3 kg, é basicamente efeito da retenção de líquidos, ácido lácteo, e do nosso metabolismo a ter uma absorção mais elevada de nutrientes para recuperar os músculos. Uma vez recuperada a rotina, o peso deverá voltar ao normal.
É importante saber isto, e não tentar fazer nenhum tipo de dieta nesta fase, pois pode prejudicar a recuperação muscular e facilitar complicações como anemia, ou gripes e constipações por o sistema imunitário estar fragilizado.

Depois de uma semana de pausa, o plano é agora introduzir a corrida gradualmente, e durante a próxima semana fazer alguns treinos lentos, e ir aumentando a velocidade aos pouquinhos para ir avaliando o estado da recuperação, e quando se está apto para retomar os treinos.

Neste momento não tenho mais nenhuma prova longa em vista, portanto a ideia é aproveitar para colocar um pouco mais de intensidade nos treinos, e tentar aumentar a velocidade para as distâncias curtas.

O ano de 2012 está até agora a ser fantástico a nível de realizações pessoais, e para esta ponta final fica "apenas" a restar o Trail Amigos da Montanha, a mítica Volta a Paranhos e a S. Silvestre do Porto.

A cereja em cima do bolo seria fechar o ano terminando todas as provas, e com uma marca abaixo dos 50 minutos para uma das provas de 10k, mas isso são andamentos a que não estou habituado, portanto não há promessas !

Em relação ao treino de hoje, foram uns 5 kms tranquilos, ainda com algumas queixas musculares e sensação de estar pesado e preso de movimentos.






Sem comentários:

Enviar um comentário