segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Asics Hyperspeed 4


No meio da procura por sapatilhas que se adaptem ( e o que os meus pés e joelhos gostem), entre tentativas desde super-amortecidas que parecem quase um tanque de guerra, e calçado "barefoot" dei por mim a experimentar umas destas Asics Hyperspeed.
.
Em resumo, estas são das melhores sapatilhas que se podem colocar nos pés para correr ( pelo menos nos meus ). São leves ( 160 gramas em tamanho 41.5), flexíveis, arejadas, nada restritivas, sem controles de passada ou pronação, apenas deixam o pé funcionar como devia naturalmente.
A nível de amortecimento são muito boas tendo em conta o peso e espessura, o perfil é qualquer coisa como 7mm de diferença de calcanhar para a ponta do pé, o que não sendo muito agressivo comparando com "racing flats" já dá para sentir algum calorzinho nos gémeos não estando habituado.
São bastante rápidas, se fosse a recomendar diria que são o ideal para treinos rápido, séries ou competição.
A recomendação da Asics aquando do lançamento é que seriam ideais para provas de 5k. A verdade é que apesar do baixo peso e ausência de protecções/correcções o amortecimento é fantástico, o que as leva a ser o calçado de eleição de alguns atletas ( Ryan Hall por exemplo ) para a distancia da maratona.
Pessoalmente, participei com elas numa meia-maratona sem nada a apontar. Ainda estou a ganhar coragem para as levar para a maratona do Porto :)

Pontos "menos fortes", sim, têm buracos na sola :D ou seja, boa ventilação mas tudo o que seja areia ou pedrinha vai entrar por ali, ou pior ficar preso e ir a arrastar.
Com chuva a aderência é mais ou menos a mesma que uns sapatos de azeite em cima de uma pista de gelo Em termos de durabilidade, a sola desaparece um bocado...
Por conversas com outros corredores a durabilidade estará algures entre os 100 a 1000km, varia muito com o peso e tipo de passada de cada um, e a superfície onde se costuma correr.

Tenho 2 pares destas, umas com cerca de 200km e a "meio-piso", e outras com uns 20km e aspecto de novo.
O preço é convidativo ( estavam no outlet do mindelo em promoção ), portanto comprando 2 pares pelo preço de um, já não nos queixamos tanto que sejam quase "descartáveis".









Sem comentários:

Enviar um comentário