quinta-feira, 4 de abril de 2013

Julbo Trail Zebralight - review

Estando o blog meio parado entre a recuperação do ultimo empeno e a preparação do próximo, aproveito para ir colocando opiniões sobre alguns dos produtos que vou testando.

Sofrendo de um caso de geekisse profissional, no que diz respeito ao desporto, não podia ser diferente, e gosto de experimentar coisas novas ou diferentes.

Neste caso a opinião sobre algo tão banal como uns óculos de sol, os Julbo Trail que levei ao Paleozoico. Depois de 9h24m com eles, já dá para ter uma opinião.


Antes disso, porque é que uso óculos em corridas ou trails ?
1 - Porque também uso fora delas (pitosga).
2 - É comum ficar com dores de cabeça se estiver muito sol.
3 - Porque me habituei da bicicleta... (Se não usar estou sempre com os olhos a chorar do vento e entram mosquitos e pó).

Fica aqui um também um vídeo do Ryan Hall a falar sobre o uso de óculos de sol em corridas. (Ele é maratonista olímpico, mas também é patrocinado pela Oakley, há que dar o desconto)


O que faz de um par de óculos melhor que outro para correr ?

1 - Peso. Serem leves ajuda a não marcarem o nariz e orelhas.
2 - Ficarem bem seguros, para evitar fricções.
3 - Não embaciar.

No caso dos trails há mais 2 factores a ter em conta, o primeiro é que convém que sejam resistentes a quedas, e que não estilhassem, o outro prende-se com durante a prova podermos encontrar zonas de muita claridade alternadas com zonas de sombra.

Em tudo isto acho que os óculos da Julbo servem perfeitamente.

Pesam 28 gramas.
É possível ajustar quer a ponte do nariz, quer as hastes.
As lentes são de material flexível (dobram-se mesmo)
São sensíveis à luz, ajustando-se automaticamente desde completamente transparente a protecção 3.
(Como se pode ver a diferença nas fotos do Paleozoico da partida, e algures lá pelo meio).


Quando os experimentei, apesar de serem rotulados como ultra-rápidos a escurecer/clarear achei que ainda demorava um pouco, e que podia dar problemas ao sair do sol para uma zona de árvores, poderia não ver alguma raiz ou obstáculo à sombra, mas na vida real nunca notei problemas, nem tão pouco notei qualquer diferença, foi como se não os tivesse posto e estava um dia com um sol perfeito, nem de mais nem de menos !

A nível de conforto achei muito bons, e a qualidade das lentes também deve ser boa, pois não tive qualquer dor de cabeça ou vista cansada.

Há disponível também o clip para encaixar lentes graduadas para quem precise, aumentando um pouco ao peso, e o risco de embaciamento (entre as 2 lentes).

Resumo :

Bom produto !


Para mais detalhes aqui fica o link :
http://www.julbousa.com/performance/trail/

Update :

Há uns tempos vi algo parecido na decathlon a um preço mais amigável, achei-os também bastante confortáveis, as maiores diferenças são as lentes serem rígidas ao invés de flexíveis, demorarem bastante mais tempo a reagir a mudanças de luminosidade e não haver possibilidade de colocar graduação.

http://www.decathlon.pt/PT/sg-kalenji-800-all-weather-212776765/



Sem comentários:

Enviar um comentário