quinta-feira, 18 de abril de 2013

Corrida Nocturna

Aqui há tempos vi anunciado um trail nocturno, que é algo que me parece interessante, nem que não seja por ser diferente.

No meio disso, surge uma necessidade ... uma luz ! Coisa que já alguns dos Ultras pedem como material necessário, visto que a prova pode acabar já depois do por-do-sol, ou começar bem cedinho.

A minha opção foi encomendar uma espécie de barrete, com um encaixezito a imitar um guiador de bicicleta, assim podendo utilizar a mesma luz que já tinha para as provas de 24h BTT e treinos ao final da tarde.
É maior e mais pesadita que as luzes especificas para corrida/caminhada, mas ... dá MUITA LUZ :D

O treino que aqui relato serviu para experimentar e avaliar que tal é a corrida nocturna com luz, pois fala-se muito de possíveis efeitos do mundo a 2D devido à ausência de sombras, e da possibilidade de se ficar meio enjoado da iluminação saltitar.

Juntei-me ao Tiago, que por contraste queria experimentar um frontal específico para ser usado na cabeça da Black Diamond, modelo spot, assim podendo até fazer uma espécie de comparativo.

Vamos começar pela questão "estética" ... Sair de casa à noite de calções para ir correr, já é por si algo que as pessoas ditas normais não conseguem entender muito bem ... fazê-lo com uma luz na cabeça e ir para trilhos de terra, é algo que é melhor não comentar muito alto, sobre riscos de aparecerem uns senhores de bata branca prontos a levar-nos para o internamento ...
No meu caso, visto ser uma luz de bicicleta, é tudo menos discreta !


Discreta ou não ... há que admitir que funciona em pleno !
Não é desconfortável, o barrete aguenta-se bem, sinto que está apertado, mas é um aperto tipo touca da piscina ... tem uns ajustes, mas como era a primeira vez experimentei bem apertado para que a luz não se movesse. Posso depois ver como funciona mais largo um pouco.

Em relação aos efeitos estranhos possíveis, o facto de ter 3 luzes leva a existirem sombras, e a uma estabilidade muito grande da luz, portanto fiquei satisfeito, e até achei que foi mais fácil correr à noite por trilhos do que o esperado !




Comparando a foto em cima da "MagicShine" com a Black Diamond do Tiago (em baixo) consegue-se notar a diferença dos 1400 para os 90 lumens anunciados :D

De qualquer maneira, o Tiago reporta que o foco, embora mais direccionado e com menos alcance é suficiente para a corrida ! Com a vantagem de ser bem mais leve, e não necessitar de cabos e bateria nas costas.




No capitulo da estética, com a luz acesa é difícil perceber o que quer que seja, e são ambas ridículas, portanto empate !


Quanto ao treino em si, foram uns km's a ritmo relaxado a tentar atravessar as zonas verdes que encontramos pela vizinhança.

Sem comentários:

Enviar um comentário