sexta-feira, 14 de junho de 2013

Cenas dos próximos capítulos

Esta ultima semana andei um pouco engripado, por isso os treinos foram menos, e a recuperação mais lenta, o que deixa sempre alguma sensação de desânimo.

Tentei combater isso alinhando o plano de treino, e desenhar um calendário de provas e objectivos para o resto do ano.

Como é mais ou menos publico, se há coisa que me desagrada são desculpas esfarrapadas, síndrome do coitadinho, do mentiroso compulsivo, e de começar com justificações parvas para a eventualidade de fracassar.
Eu tento preparar-me da melhor maneira para todas provas e desafios e dou o litro por isso. Se estiver mal preparado é culpa minha e há que melhorar, não gabar-me por isso.
Se falhar nalgum objectivo, há que aprender com isso e melhorar.
Falhar até pode ser bom sinal, é sinal que os objectivos são ambiciosos, e há sempre algo a aprender quando se falha, quando se é bem sucedido há a comemorar, mas não a aprender.
Posto isto, se é algo que me me desagrada, em auto-análise penso ... porque não colocar objectivos a nível de velocidade ?

É algo em que tenho muito a melhorar, e ajudaria muito nas provas mais longas, quer pelo aumento de conforto a velocidades mais baixas, como a reduzir o tempo em prova, que por si só também é desgastante.

É arriscado, é muito fácil falhar um objectivo de tempo, e gera cuidados acrescidos com lesões, que
isto de correr à maluca geralmente acaba mal, mas tudo junto até parece formar algo interessante.
Em relação a lesões, tenho andado a aprender a ser auto-fisioterapeuta e maneiras de prevenir problemas.



Chegando à parte que interessa, o que há a almejar até ao fim do ano:

1 - Maia -> Santiago de Compostela non-stop (excepção para abastecimentos) bicicleta.
2 - Terminar o ano com 4 ULTRA-maratonas concluídas.
3 - Maratona em menos de 3h45.
4 - Meia-Maratona em menos de 1h45
5 - Repetir o desafio "S.Silvestres" tentando realizar mais umas quantas consecutivas.


Alguns pensamentos :

1 - Não tenho andado muito de bicicleta, mas acredito que sou capaz, se não chegar, tomo nota de até onde cheguei e há tentar melhorar !


2 - O Ultra-trilhos do Paleozoico e Ultra-Trail da Geira Romana já estão, falta o Ultra-Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos, e talvez o UTAM para fechar em grande.
De qualquer maneira em 2012 completei 2 maratonas, mesmo fechando 2013 "só" com 2 ULTRA, já é evolução.

3 - Ano passado o tempo a atingir eram as 4h, algo que não consegui. Mesmo assim, vou tentar ser ambicioso.

4 - Isto faz parte do treino para o objectivo 3, portanto, fica escrito só porque sim...
Há também a referir que vou tentar fazer 3 meias-maratonas em semanas quase consecutivas (Porto, Guimarães e Ovar), portanto oportunidades não vão faltar para este tempo !

5 - Isto depende sempre dos calendários das provas e de como estão as pernas nesta altura, mas S. Silvestres são sempre corridas clássicas.

Visto que estou a elevar a fasquia, a intensidade de dedicação de todos os treinos terá de ser elevada, portanto tenho andado a treinar o "olhar assassino" em todos os treinos (Menos nos de recuperação, ou em aulas de grupo).
De qualquer maneira, para obter resultados que nunca obtive, tenho que treinar como nunca treinei e sair da bolha do conforto.

Sem comentários:

Enviar um comentário