terça-feira, 23 de outubro de 2012

Teste do suor

Hoje o plano dizia para fazer uns 8k a ritmo de maratona, aproveitei para fazer um teste aos líquidos, visto que estavam cerca de 20 graus na rua, que é a temperatura prevista para domingo.

O teste é relativamente simples, pesar mesmo antes de começar a correr, pesar mal se volta, e a diferença são os líquidos perdidos.

O resultado vai de encontro ao que é esperado para alguém do meu peso (segundo a internet), mas não deixam de ser números engraçados. Em 40 e poucos minutos, deixei ficar 1 litro de água pelo caminho !!!

Contas feitas, para a maratona que conto fazer por volta das 4 horas ... dá algo como um consumo de água de 5 litros durante a prova !

A recomendação em termos de saúde é não deixar atingir uma desidratação de mais de 2-3% da massa corporal, no meu caso isso dá 1.5-2.2 litros ...

Ou seja, contas feitas devo beber ao longo da prova algo como 2.5 a 3 litros ! (o resto é para ir repondo com calma depois desta terminar, tanto na água de alimentos, como em super-bock)

Ainda é muito litro !! E há que ter em atenção que as perdas não são só água ... há o risco de hiponatremia, e o simples facto de beber isostar ou powerade em vez de água não eliminam por completo, embora ajude :)

Momento wikipédia e geek do dia feito, aqui ficam os resultados do treino.


Sem comentários:

Enviar um comentário