terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Santo-Thyrso Ultra Trail

CONSEGUI !!!

E até terminei em melhor estado do que previa... e hoje nem sinto grande empeno. Algum desgaste, claro, mas empeno empeno ... ou vem todo amanhã, ou passou ao lado.

Eram 8h estava a estacionar em Santo Tirso, parecia que não ia chover, portanto peguei no casaco sem carapuço, e dirijo-me para a zona da partida.
Parecia-me pouca gente, havia apenas 170 inscritos... Como a partida do trail era uma hora mais tarde, nesta altura só estava ali gente do Ultra.
O material obrigatório era controlado ao entrar na zona da partida, depósito de água, copo, telemóvel, manta térmica, casaco, siga lá para dentro !

3, 2, 1 ... partida ! A partir daqui foi só correr e percorrer este Ultra-Trail. O meu objectivo estava definido para as 8 horas, e fui gerindo o ritmo e o esforço para isso.
Senti-me bem fisicamente, senti que geri bem o esforço, e que hidratei e abasteci bem, nem demais nem de menos. Senti-me com força nas subidas, e até fiz a prova quase inteira um companheiro de ocasião, que ajudou a que o tempo passa-se mais depressa.
Para as minhas expectativas, fiz a prova perfeita. Claro que, num pelotão assim pequeno e experiente, numa prova exigente, as minhas expectativas colocam-me no fundo da tabela, e não no início, mas isso vai com as capacidades de cada um.

Como não podia deixar de ser, toca a atravessar rios para lá e para cá ... (Mas sempre com gente para o caso de correr mal.)

A maioria dos trilhos era "rolante", ou seja, dava para correr.

Azulinho é bonito não é ? Foi prenda de dia dos namorados :)

Ora bem... Aqui é que as contas para as 8 horas se começam a complicar...

Isto é a descida, a usar umas cordas que foram bem necessárias... Agora, antes a subida tinha sido quase igual, mas sem cordas, vais de gatas e pode ser que não escorregues !

Pronto... Mais cascatas, agora parece que virou moda trepar cascatas !! 
Se bem se lembram do meu post anterior... ah e tal se não houver surpresas...
Pega lá surpresas. Desta feita havia bombeiros, voluntários e até cordas nalgumas zonas para ajudar a trepar. 

Depois da cascata, uma subida longa até ao Monte Padrão, onde havia um corte às 16h, estava bem dentro do tempo (passei eram 14h30 ou algo assim).

Desce, e volta a subir tudo até à Sra da Assunção ! Mais um controle superado !! Aplausos e incentivos, e agora apenas faltava descer até à meta. 
Faltava pouco, e foi feito quase todo em "trote" de corrida.

 Pega lá uma base para copos, digo, medalha ! 

E aqui estou eu feliz da vida, tudo me correu bem, e ... pasmem-se .... havia água QUENTE nos banhos !

Consegui terminar a prova, consegui sentir-me bem, e o treino está a fazer efeito!
Cheguei com mais uns minutos do que o meu melhor cenário imaginado, mas com a cascata, cordas, etc e tal, acho que bate certo.
Tenho pouco ritmo de corrida (o facto de não correr 1 metro há umas semanas ajuda a isso...) mas a força e fôlego para enfrentar as subidas está a melhorar, e já não me sinto a desmaiar a meio das "paredes" como no final de ano passado.

Mesmo antes de terminar, tenho que dar os parabéns a esta organização !!

Uma primeira edição fantástica da prova !
Trilhos muito bonitos, bem escolhidos, a distância da prova bem medida (coisa muito rara!!), dorsal com altimetria, os ABASTECIMENTOS NO LOCAL ANUNCIADO !!!
Coisas que deveriam ser norma, mas que é muito raro ver, aqui esta organização mostrou como se faz, e logo na primeira edição.
A juntar a isso, todo o pessoal extremamente simpático, muitos voluntários e bombeiros em todas as partes que poderiam ser complicadas, cordas onde deveriam estar, os postos de controle tinham água (abastecimento extra!!!), a marcação estava excelente, fitas fitas e mais fitas, tabuletas, e spray no chão.

4 comentários:

  1. Ora muitos parabéns...mais uma pró belo do CV!!! E sim, o azul é muito bonito ;)
    Abraço

    P.S. Gosto daqueles "calhaus" para escalar....já descer..hmmm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado !
      Pois... aqui pela zona há muito calhau :P
      A descer a coisa ajudou muito, pelo menos não caí a prova toda, portanto correu tudo bem.
      Próximo é o Paleozoico.... Mais calhau :P

      Eliminar