sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Ultra-Trail - Preparação

Como tinha referido, este domingo vai ser dia de mais um Ultra-Trail, o STUT.

Mas primeiro um pequeno esclarecimento sobre este blog ou "cantinho" da internet.
O público alvo sou eu mesmo, ou seja ter registo das minhas aventuras, e de uma eventual progressão, assim como tentar motivas pessoas que como eu não faziam nada, não aguentavam correr 3 minutos, e não fazem a menor ideia de que é possível mudar !

Portanto, tento explicar o que faço e como faço, e depois relatar que tal correu. Para atletas, ou gente habituada ao desporto, isto pode cair como informação inútil, ou até "errada" visto que cada pessoa tem a sua maneira em que as coisas funcionam.
Para quem não faz ideia de como estas coisas são possíveis, pode dar uma leitura interessante.

Voltando ao STUT, esta é uma prova em que a organização estipulou equipamento obrigatório.
Há opiniões divergentes sobre isto, se as organizações devem "obrigar", ou se os participantes são maiores e vacinados, e se querem ir para o meio do monte em tronco nú a congelar para irem 50 gramas mais leves, é problema deles.
Pode-se argumentar que, também fica problema de quem tem que os ir resgatar...

No meu caso não faz grande diferença, pois a lista que publicaram é algo que costumo sempre levar, mesmo para treinos.

Tirado do site da prova :

MATERIAL OBRIGATÓRIO
 Mochila ou equipamento similar;
 Casaco corta-vento ou impermeável;
 Manta térmica;
 Depósito de água ou equivalente com 1 litro de capacidade, no mínimo;
 Copo com 15cl de capacidade, no mínimo; (não haverá copos nem garrafas nos
abastecimentos)
 Telemóvel operacional (com bateria suficiente);
 Apito;
 Alfinetes para dorsal.

MATERIAL RECOMENDADO (opcional)
 Luvas e gorro/boné;
 Calças compridas, que no mínimo cubram o joelho;
 Dinheiro em numerário (para fazer face a algum imprevisto).

Como a prova é muito desafiante para mim, estou a tentar preparar o material o melhor possível (enquanto decoro o gráfico da altimetria, e vou vendo a meteorologia).
De seguida fica a minha escolha de material.

 Mochila ou equipamento similar;

Salomon XT Skin Pro 3. Veste-se como se fosse um colete, muito confortável e estável.
3 litros de capacidade, que para esta prova, penso que é suficiente para caber todo o material.

Casaco corta-vento ou impermeável;
Acho que toda a gente sabe o que é um casaco :)
Aqui depende do tempo, se não der grande chuva, levo um "soft shell", caso chova a cântaros, um impermeável da Inov-8.

Manta térmica;
A manta de sobrevivência, apesar de ser anunciado como algo desenvolvido pela NASA para usar no espaço e coisas assim, resume-se a uma espécie de folha de alumínio que serve para nos embrulharmos quando a coisa corre mal.
De notar que tem 2 lados, um para reflectir o sol e manter-nos frescos (caso a coisa corra mal num deserto ou algo assim quente), e outro lado para manter o nosso calor corporal (caso a coisa corra mal num sítio frio).
Custa 2.49€, pesa uns gramas, e dobrada é minúscula... Algumas mochilas até já vêm com a manta incluída, assim como o "apito" que costuma fazer parte.

Depósito de água ou equivalente com 1 litro de capacidade, no mínimo;
Bolsa da Hydrapak, fácil de abrir e fechar (não tem roscas, só aquela mola de deslizar em cima). Vira-se do avesso para lavar e secar, e é maleável e sem costuras,
Já a uso há uns 3 anos, e ainda não tive problemas (espero não vir a ter, é que algumas bolsas de água têm tendência a rebentar pelas costuras).  
Nas mochilas salomon vêm incluídas com uma bolsa térmica para isolar a água do calor das costas.

Copo com 15cl de capacidade, no mínimo; (não haverá copos nem garrafas nos
abastecimentos)
Um copo é um copo...
No meu caso comprei um "dobrável", com a vantagem de quando não se está a usar cabe em qualquer lado.


Telemóvel operacional (com bateria suficiente);
Faz sentido :) No meu caso levo o telemóvel com uma capa à prova de água (algumas mochilas têm um bolso impermeável já para isto.
Se for uma prova muito longa, um "power-bank" pode dar jeito na parte da bateria, visto que eu gosto de usar "live-tracking" durante as provas, para me seguirem cá em casa (a ver se desta funciona bem e tenho rede).

Apito;
Fiiii fiiiii fiiiii.

Alfinetes para dorsal.
Ou um cinto porta dorsal, que também serve para os calções não me caírem.

MATERIAL RECOMENDADO (opcional)

Luvas e gorro/boné;
Luvas dá jeito quando está frio, tanto para aquecer, como para proteger de arranhões e afins de nos agarramos às árvores, e treparmos muros/cascatas. No TSI rasguei as luvas todas, portanto vou estrear umas novas no domingo. Espero que durem mais que uma prova !
O gorro/boné é importante, tanto para o frio, como para proteger do sol, visto que isto são provas para o dia inteiro.

Calças compridas, que no mínimo cubram o joelho;
Isto é algo que não levo.
Não me habituei muito a correr de calças, sinto os joelhos presos e/ou a aquecer...
Em alternativa, levo pernitos de compressão, e calções compridos, portanto é como se fossem umas calças, só que com os joelhitos de fora para refrigerar a articulação.
Não querendo entrar na discussão se a compressão é boa/moda/má, acho importante para proteger de arranhões das silvas, regular a temperatura, e manter os músculos quentes nas paragens, abastecimentos, etc.

Dinheiro em numerário (para fazer face a algum imprevisto). 
Isto faz sentido mesmo para treinos em estrada. Comprar água, um táxi, uma bifana...

E aqui fica a minha visão sobre o material a que somos "obrigados" a levar para esta prova.
Como tinha dito, no meu caso faz sentido, e iria levar de qualquer maneira :)

Para além disto ainda levo coisas como :

Sapatilhas, meias, tshirt de primeira camada, relógio gps, óculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário