quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Skyroad - Equipamento Usado

Aproveitando que já não blogo há algum tempo, e para ficar registado (não vá esquecer-me) aqui fica a lista de equipamento que usei no Granfondo.

Bicleta :



Goka Greenwich Style (Carbon)
Grupo Shimano 105 5700
Relações de caixa : compacta 34/50, cassette 12-25 (o que lamentei não ter uma 27 ou 28 para aquelas rampas a 20%)
Pedais : Look Keo Easy
Rodas : Mavic Aksium Race
Pneus : CST CZAR (o que os amaldiçoei nas subidas...)
Tubes : Slime tube light (ai o que me arrependi ... se tivesse furado se calhar arrependia-me de não as ter levado ... )
Selim : Goka qq coisa, era o que vinha, e nunca me dei ao trabalho de mudar (ai o que me arrependi...)
Garrafas e suportes : Elite Custom Race

Ciclocontador : Garmin Edge 500

Capacete : Bell qq coisa, é de BTT, mas tirando a pala disfarça.

Calções : Assos FI Mille (TOP !!!!)
Jersey : Scott Premium (TOP !!!!)
Luvas : Scott Aspect SF
Corta-vento : Colete decathlon qq coisa ... (o mais barato e cabe no bolso da camisola)
Óculos : Decathlon

Sapatos : Sidi Genius 5-fit MEGA (Wide fit, com as palminhas Superfeet).
Meias : Compressport BIKE.


Agora a análise a isto, para mais tarde recordar:

Gosto muito da bicicleta, embora fosse difícil encontrar uma pior naquele pelotão, não a considero de maneira nenhuma má, e portou-se muito bem e fez o que lhe era pedido.

O quadro tem uma geometria que gosto e me sinto confortável, o carbono da Goka tendo em conta que é dos mais baratos que se pode encontrar, é muito bom.

O grupo Shimano 105 é famoso pela durabilidade e fiabilidade. Não vai ganhar nenhum concurso de peso, mas não desilude. Apenas tive um problemazinho com a corrente na "famosa" rampa de 20%, mas de resto tudo ok.
Não tive foi pernas para a cassette de 12-25 ... Como uso pedaleira "compacta" e não tripla (prato menor de 34 dentes e não 30 ) era com muito esforço, e cadencia baixa que aguentava a mudança de 25 com inclinações acima de 9% (e eram muitas e longas !!).
Há que ganhar força nas pernas, e até lá usar a 11-28, que sempre me deixa mais "folga" para recuperar.

As rodas Aksium da Mavic são ... robustas. Até ver não empenaram, e tem funcionado bem.
Aqui nota-se bem cada grama a mais, no chamado peso "rolante", mas até nem são das piores.
A falta de perfil aerodinâmico não faz diferença a subir, mas a descer isso e os rolamentos usados nos cubos deixam perceber que estas são a entrada das entradas de gama da Mavic.

Pneus e câmaras : Bem ... este pneus são uma ... chinesada completa, pesados, com aros rijos (é um pesadelo trocar câmaras nisto), até rolam bem (apesar de suportarem apenas 120psi), são quase à prova de furos, e "dual-compound" para as curvas, mas a subir a Cheng Shin Tire não ajuda nada...
A juntar a isto achei que era boa ideia levar as câmaras anti-furo (mais peso rolante), para não ter mesmo que parar... o problema é com isto difícil era arrancar !

As rodas e pneus são do mais importante na bicicleta (a seguir ao selim), e são dos "upgrades" que fazem mais diferença, penso que aprendi que devo dar mais atenção e ter mais cuidado na escolha e teste deste material a levar consoante o tipo de percurso.

O Edge 500 da Garmin é a referência... Não é à toa que é usado por montes de gente, e ainda se vêm alguns no tour. Toda a informação que é preciso, e até indicações curva por curva, e com mapa da altimetria da prova. É muito util para gerir as subidas da melhor forma, saber o que nos resta pela frente, e quando estamos prestes a ter uma pausa.

Os SIDI estão a começar a portar-se melhor. As palmilhas de origem são.... horríveis ! Há quem diga até que só servem para enfeitar... Com as Superfeet funcionou bem, de resto demoram algum tempo a acamar, mas estão cada vez melhores, quase não tive problemas nos pés.

Selim : Ora... aqui foi nitidamente descuido... Com muita subida vamos a fazer muita força e é preciso as coisas "encaixarem" bem.... Eu deixei ficar o selim "OEM" porque nunca me tinha chateado muito, mas... fiz mal ! Também já tem algum tempo, portanto foi perdendo qualidades.
A menos de meio da prova fiquei com uma dormência nas partes masculinas, que não é nada agradável, e que demorou quase 1 semana a desaparecer completamente.
Já tenho um selim com corte anatómico pronto a montar (como uso na BTT). Não se brinca com coisas importantes !!!

A nível de roupa os calções da Assos são ... fantásticos !!! Abençoados calções, senão nem sei que me tinha acontecido nas man parts ...
A camisola da Scott é tão fofinha !!! Leve, transpiravel e nada de atritos nem roçaduras, excelentes escolhas da MQT !! De tecidos percebe ela ;)

Nota para mim mesmo no futuro antes de ir para outra destas :

CONFIRMA QUE TENS O SELIM DA SELLE SAN MARCO !!!!

Vê se arranjas umas rodas decentes (até há quem alugue para provas), ou ao menos uns pneus que não sejam dos chineses...
Vê se já tens força para a mudança... senão leva algo mais "leve".

Boas pedaladas :)

Sem comentários:

Enviar um comentário