domingo, 27 de outubro de 2013

Keep calm, faltam 28 dias ...

Já estamos a menos de um mês do UTAM, uma das melhores provas de trail do nosso país, descrita como "a disneylandia do trail".

O desafio é imenso, e a preparação continua !
No próximo domingo temos a Maratona do Porto que pretendo usar como parte do treino.
A nível de treino não será das escolhas ideias, que é plano, e ritmo de uma corrida de estrada é bem diferente, mas vai servir bem como teste à forma física.

Estas duas semanas reduzi à carga de treino (menos de 40k por semana) para tentar recuperar bem para os últimos treinos  antes do UTAM.

Infelizmente tenho andado com alguns problemas musculares, mas espero que tudo se resolva a tempo, e comprimindo a coisa fica segura. (Sem desculpas ... desculpas são para quem precisa... só uma constatação)

Nas duas Maratonas que fiz até ao momento, tentei fazer sempre uma preparação específica para a prova, de modo a estar nas melhores condições possíveis para a prova, e ainda assim quebrei aos 32 kms, fazendo os últimos 10 numa "corrinhada" alternada.


Nessa altura pensava : Como deve ser bom, estar num nível de forma em que conseguimos fazer uma maratona quando nos apetecer ... sem ser preciso começar a preparar uns tempos antes, algo do género : queres vir correr uma maratona no fim de semana? tá bem, vamos lá... e conseguir concluir (mais minuto menos minuto) sem grandes problemas.

Isso seria para mim, estar numa forma do c#&$" !!!

Neste momento acho que estou a caminhar para lá... No outro dia em conversa com a MQT foi algo do género :

MQT : Vais à maratona ??? Mas não tens feito treinos longos sequer !
EU : (Tentando argumentar) Como não ? Nas ultimas 4 semanas fiz 3 meias-maratonas, 1 trail de 37kms ... Ainda ontem fui correr 18k ...
MQT : Pois, vês, não tens feito treinos longos, ainda te vai correr mal.

Quando meias-maratonas e treinos de 37k não são sequer considerados como treino longo, é sinal de algo... Espero corresponder às expectativas !

Domingo vou testar isso, correr a maratona só porque sim (vou mais por causa da garrafa de vinho) para ver até onde consigo chegar, ficarei nos 32k ? Chegarei ao fim ? Ou nem à metade chego ?
Logo se vê ... Gostaria de chegar, e de preferência sem quebrar, para isso vou tentar conservar energias ao máximo, e tentar controlar o ritmo de modo a ir sempre o mais confortável possível, espero que dê um tempo final algures entre as 4 e as 5 horas, depende sempre de como acordar.
É importante também chegar nas melhores condições possíveis, que ainda há muito treino pela frente, portanto há que controlar o empeno.

Esta semana já volto aos ~60k semanais (incluindo a maratona), a semana seguinte se conseguir a ideia é meter alguma distância também, e depois a reducção final, tentando fazer o máximo de tempo em terra que consiga, pelos trilhos aqui da zona para depois terminar em grande as aventuras de 2013.


A nível de equipamento, já está tudo practicamente escolhido e testado para ambas as provas (com ligeiras diferenças conforme o estado do tempo).

Sem comentários:

Enviar um comentário