terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Hardtail Vs Fully

Ora, aqui está um post "tech nerd geek coiso"...

Domingo vou participar no Raid das Masseiras.

Uma prova BTT maioritariamente plana, sem grande dificuldade técnica, pouca pedra, e terreno relativamente macio (lama e areia talvez ...).

Como tenho à minha disposição uma bicicleta hardtail, e uma suspensão total, ponderei por momentos qual levar à prova ?!?!

Têm um nível de equipamento parecido, ambas a funcionar bem, apenas com pequenas diferenças (para além da suspensão traseira).

1 - A hardtail pesa uns 10kg, a Fully uns 12kgs.
2 - A hardtail está com pneus Maxxis Ardent race/Crossmark2, a Fully Schwalbe Hans Dampf TS/Nobby Nic PS
3 - A hardtail tem mudança da frente, a fully mono-prato.
4 - A Fully tem espigão telescópico (que para esta prova só deve adicionar peso).
5 - A hardtail tem bloqueio automático (Terralogic) na forqueta.

Aqui estão elas.


Em relação à diferença nos pneus, são similares a nível de características :

Frente :
SchwalbeHans Dampf TrailStar44.5 W
MaxxisArdent Race 3C EXO TR35.1 W


Atrás :
SchwalbeNobby Nic TL-E PaceStar25.0 W
MaxxisIkon 3C MaxxSpeed TLR31.5 W
(Não tenho dados para o Crossmark 2 que uso, mas deve ser um pouco mais rápido que o Ikon, e usa a mesma borracha.)

Fonte : https://www.bicyclerollingresistance.com/

Portanto temos no total :
Fully : 70W
HardTail : 66.6W ( ligeiramente menos, visto ser para outro modelo).


Vamos aqui a previsões !
No papel a hardtail é : mais leve, pneus rolam melhor, sem perdas na suspensão (pedal bob), ou seja ...
Num percurso pouco técnico deve ser a melhor escolha e mais rápida, certo ?


Para testar isto, escolhi uma volta com características similares à prova, um pouco de paralelos, uns estradões com um pouco de lama e areia, umas ligeiras subidas e rolante.

Tenho andado nisto, a repetir a mesma volta, alternando as bicicletas, mas as diferenças de piso estavam a fazer muita diferença. Com chuva o piso fica muito pesado, e isso faz mais diferença do que entre a pior e melhor bicicleta do mundo (a menos que tenha motor :P )...

Esta semana o tempo tem estado seco, e as comparações já são possíveis !!!

Bem ... a nível de impressões o que noto ?

A hardtail parece mais rápida !!
Mas obriga a escolher bem a linha, pois a roda de trás a passar por cima mesmo de uma pedra pequena sente-se nos rins ...
Obriga a ter mais atenção, a levantar o rabo mais vezes, e dá mais alguma fadiga de "vibrações".

O facto de ter mudanças à frente, obriga-me também a pensar mais um pouco no que vou fazer para reagir ao terreno ... se mudo só atrás, se tenho que mudar à frente ... se tenho a corrente muito cruzada ou não ...

Numa das voltas mudei à frente demasiado tarde ao entrar numa subida, e tive que desmontar porque a mudança não entrou ...
Com mono-prato nada disso acontece, é só + ou - e siga ...

Contudo, tendo mudanças à frente, tenho mudanças ligeiramente mais leves, e também mais pesadas do que no mono-prato. Ou seja, na parte de rolar, teoricamente posso ir mais depressa.
E como dizia, parece que estamos a andar mais rápido, portanto, deve ser mais rápida !


Em relação à fully ...
Tudo parece mais suave e tranquilo...
Mesmo não escolhendo a linha óptima (ou seja mesmo fazendo asneiras) consigo-me safar melhor de obstáculos.
Mais confortável em todo o tipo de terreno, mais estável, consigo continuar sentado a pedalar "tranquilamente", e as mudanças são mais simples (só atrás).

Parece-me que vou mais devagar ... mas ainda assim acho que a nível de conforto é capaz de compensar ! A menos que seja uma prova super-curta ou se fosse para ganhar ...

Na volta que usei para a derradeira comparação, na Fully tive "azar" com os semáforos e enganei-me ligeiramente no trilho, portanto já estava à espera que fosse mais lenta ... ( Nem que seja por ter parado num semáforo em descida, que com verde se faz a todo o gás).

Ainda assim, ia meio a pensar ... ok ... vai ser mais lento, mas se não for MUITO, acho que levo esta à mesma !

*nota : As voltas na fully são feitas com as suspensões ABERTAS, completamente tudo a funcionar, não uso nada de bloqueios e afins... se há suspensão é para aproveitar !

Apresentadas as expectativas e sensações ao longo das voltas, vamos a resultados.
Escolhi uma volta para cada uma das bicicletas, em que o meu esforço foi bastante parecido ( 720kcal vs 731 kcal), temperatura parecida, as condições do piso estavam quase idênticas, apenas o "azar" com os semáforos para a fully numa parte em que atravessava uma rua.

HardTail :

Fully :



E esta hein ???

A Fully foi MAIS RÁPIDA !!! E seria ainda mais, descontando o tempo do semáforo ...
Parece que mais suave é mesmo mais rápido !!

Confesso que a hardtail me dava MESMO a ideia de que ia mais rápido, mas agora depois de ver os resultados penso ... no Fiat 127 a 80 km/h também me parecia que ia bem mais rápido do que no carro actual a 140 km/h.

Olhando para os Olimpicos, dá para perceber porque quase todos usam suspensão total, e não é só pelo aumento de dificuldade técnica das provas de XCO.
Se juntarmos a isto o muito maior conforto, menor cansaço de braços/costas/etc, maior tracção em subidas (e todo o lado), maior segurança, não sobram dúvidas !
E se eu sinto isto com bicicletas de 2000 e pouco, nas mais recentes, com os avanços de tudo feitos nas suspensões e eficiência... a diferença deve ser ainda mais ABISMAL.

Consigo imaginar agora alguns cenários em que a hardtail leve vantagem (além de ser mais barata) ...
Se eu fosse leve, e num percurso com subidas muito grandes, os +2Kg's deveriam fazer alguma diferença !
(Mas imaginando que esse mesmo percurso teria também descidas grandes... continuava a preferir a Fully).
A Hardtail é boa para treinar ... Confesso que foi nas voltas com a hardtail que fui aprendendo quais as melhores trajectórias a seguir !

Para o caso, fiquei sem dúvidas nenhumas de qual vai para os trilhos no domingo !!

Sem comentários:

Enviar um comentário