segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Meia Maratona de Famalicão 2017

Aqui está o culminar de dois meses de treino para voltar a dar umas corridinhas !!!

8  Out - Fernanda Ribeiro    - 10k    - 1:05 - 165bpm - 6:35 min/km
5  Nov - Family Race         - 15k    - 1:31 - 159bpm - 6:04 min/km26 Nov - MM Famalicão        - 21.1k  - 2:04 - 161bpm - 5:51 min/km

Progresso em duas frentes !!! Aumento de distância e de velocidade !

A Meia-Maratona de Famalicão é uma prova com bastante subida, pelo que é importante fazer uma boa gestão de esforço para se fazer a prova confortavelmente e no melhor resultado possível.

A estratégia para a meia-maratona é relativamente simples, esforço quase constante do principio ao fim, ou até idealmente um aumento de 3% na segunda metade da prova.

Em plano isto é mais fácil de fazer, assumindo que o esforço está directamente ligado à velocidade, quando há subidas e descidas obriga a medir de outra maneira o esforço.

No meu caso, que corro por potência, basta-me manter-me dentro de uma zona de potência e já está !
Manter a mesma potência quer dizer que nas subidas vou abrandar, e nas descidas acelarar, mas o esforço é constante.
Actualmente, a potência na corrida é uma estimativa, e não uma medição (como no ciclismo) portanto, tem as suas limitações que obriga a ter em conta, mas ainda assim facilita bastante a tarefa de dosear esforço.

Coisas a ter em conta : 
1 - O vento não aparece, portanto, se houver um vento forte de frente, na realidade vamos em mais esforço do que o indicado, aqui temos que usar as sensações.
2 - Nem sempre é possível atingir a potência que queremos na descida, pois não conseguimos aumentar indefinidamente a velocidade. 
A descer o impacto nos pés/joelhos/pernas é maior...

E é basicamente isto, o resto apanha-se facilmente ao fim de uns treinos a ver números a aparecer e a associar sensações e o que acontece quando se vai acima ou abaixo de determinados valores.

Resultado ? 
Terminar uma meia-maratona confortavelmente no menor tempo possível feliz e contente da vida !



Até vou de olhos fechados nem sei bem porquê, mas acho que a culpa é do fotógrafo.



Sem comentários:

Enviar um comentário