quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Trail Amigos da Montanha 2014

Mais uma edição, mais uma festa do Trail em Barcelos !

Tudo muito bem organizado, os trilhos muito bonitos como sempre, muitos participantes, muitos voluntários, tudo em grande !

Nesta edição voltei a ir ao Trail Longo, foi o meu quarto Trail Amigos da Montanha. A primeira vez que fui eram 24km, depois 25km, ano passado fui ao "mini" (18k), e agora anunciados 35 km's !
O desafio consiste não tanto na distância, mas nos 3 cumes a superar !



Há cerca de um mês tinha ido a um trail curto, sem grande desnível e tinha abafado completamente... Só o facto de estar na linha de partida já me deixava nervoso...
Será que estou a recuperar a forma ? Será que não ?

O dia prometia chuva, mas passado uns 10 minutos da partida, começou a aparecer o sol, e ficou connosco até final ! Um dia excelente.

Começo a prova a um ritmo que conseguia manter confortável, e coloquei-me num grupinho, assim a fechar o pelotão ... estava a conseguir acompanhar, sentia-me bem ali, vamos !!

(eu ali à direita de todo).

Chegamos à subida para o primeiro cume... algumas mexidas no grupo, passamos alguns menos habituados a subir, fomos passados por outros, ainda tudo normal.

Começa a subir, tiro os bastões da mochila, e vamos lá tranquilamente... Embora a prova não "exigisse" há que começar a treinar com eles, para me habituar, e estar preparado para desafios com maior desnivel. Funcionou tudo bem, tirar os bastões dobrados em andamento, puxa, click, estão prontos, subir com eles, ajuda a manter as costas direitas e a tirar algum peso das pernas, não senti problemas nos gémeos.

Rapidamente chegamos ao topo, e ao abastecimento ! Já lá estavam alguns atletas, e logo após chegarmos, chegaram outros. Uma das bebidas disponíveis era um isotonico de sabor a MOJITO !
Fantástico... muito bom, e nada doce e enjoativo como a maioria.
Como anunciado o abastecimento não tinha copos de plástico (muito bem !!) saquei da minha garrafinha, encher, beber, encher para o caminho, vamos lá !

No abastecimento à conversa, um companheiro confessa que está com alguns problemas musculares, e em dificuldades, e o que o motivou na subida foi acompanhar-me...
"O que pensava era, vou acompanhar aquele colega ! Foi o que me deu força para a subida" exclamava.
Então vamos juntos ! Pelo menos até ao segundo cume, vamos juntos que se vai melhor em companhia, depois na descida, eu se tiver forças vou indo, mas já está encaminhado !

E assim fomos, em jeito de caminhada rápida alternada com corrida lenta mas sempre em movimento. Ao chegar à subida para o segundo cume, torno a sacar dos bastões, e o meu companheiro encontra um ramo. "Devia ter trazidos os meus..." dizia !



O topo do cume é em pedra, e mesmo sem estar a chover, estava molhada e com algum musgo.
A organização providenciou umas cordas para ajudar, mas mesmo assim ... Para quem levou sapatilhas com "pitons" de lama como eu, parecia gelo.


Com mais ou menos dificuldade, chegamos ao marco geodésico, e depois uma descida ainda com muita pedra até ao abastecimento.

Aqui fiquei um pouco para trás, por falta de aderência, mas rapidamente me juntei ao grupo no abastecimento.

Aqui foi reabastecer, comer uma bola de berlim, batatas fritas, encher de Mojito, guardar bastões, "até já" companheiro, e vamos lá esbardalhar-me monte abaixo !
A descida correu bem, aqui as Salomon XT-6 Slab "Softground" não facilitaram, a compensar pelos sustos na pedra molhada. Rapidamente cheguei ao rio, e aí começou um percurso lindíssimo junto à margem, com algumas travessias e quedas de água à mistura.

Mais uns metros e afasto-me do rio e começa a subida para o 3º cume...
Aqui as coisas começam a fraquejar, e sinto o combustível a acabar... Pega lá um gel, a ver se animas... Alguma coisa ajudou, mas o cansaço começou-se a instalar...
Cansaço nas ancas, nas costas, e em todo o tronco. O impacto de cada passo estava a desgastar-me.
Alternei a corrida com caminhada para recuperar, e ia fazendo jogos mentais... corro até aquela fita, caminho 2 fitas, corro mais 2 ...
Já falta pouco, dizia a mim mesmo, 2 subidas de 3 estão feitas....
Olhava para o relógio, e faltava subir 200 metros (verticais)... estava a meio, já falta pouco ! Depois é sempre a descer !!!

E assim foi, cheguei bastante desgastado ao cume, mas cheguei, depois daí até final, foi uma questão de gerir os problemas, e manter-me em movimento. Não conseguia correr sempre, pois o impacto estava a ser terrível para mim, e já ia com mais de 4 horas em pé ...
O impacto abanava-me as costelas de tal maneira que era difícil respirar, e sentia uma pontada no abdómen.
Foi na falta de tonificação abdominal que a falta de preparação se mostrou...

Ainda assim, faltava cada vez menos, e estava cada vez mais confiante que ia conseguir terminar !!!
Ao fundo conseguia ver umas camisolas coloridas, e apesar das dores e cansaço queria alcança-las !

O mapa fornecido pela organização estava ao metro pelo que me dizia o Garmin, cada vez faltava menos... No final ao atravessar uma quinta, uma vaca gigante disse-me um olá (MUUUUUUU) sonoro que me fez correr mais rápido uns belos metros, e ... faltava 1.5km !!!

Aqui já não quis saber de nada, e ainda consegui apanhar 2 atletas a 200 metros da meta...

Recebo a medalha e ... vou ali emocionar-me e já volto !!

Foi das provas que mais me custou, mas das que me emocionou mais, logo a seguir à minha primeira maratona.
Consegui, nem quero saber em que lugar, mas... depois de umas provas menos conseguidas, e umas desistências, finalmente CONSEGUI !!!!!!!!

Agora é voltar ao caminho, treinar "core" e para a próxima será ainda melhor !


2 comentários:

  1. Espectáculo Paul....parabéns pela prova e pelo texto, que adorei. Fiz a Ultra no ano passado e até à data considero o melhor trail em que participei, pelo equilíbrio que a organização consegui através do percurso, duro q.b., cumes, rio...esta prova tem de tudo + os extras com que nos presenteou (o slide, andar de barco)...tudo muito bem organizado onde não faltou nada e por um preço muito justo. Este ano troquei pela Maratona do Gerês onde acabo por não poder ir tb :( ....vamos lá ver se para o ano volto a Barcelos :)
    Grande abraço e parece que estás de volta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos !! Estou a voltar aos bocadinhos :)

      O Gerês anda complicado para ti, mas a 19 de Abril lá estaremos !! (A menos de algum problema com padres...)

      Abraço !

      Eliminar