terça-feira, 30 de julho de 2013

Ultra-Trail Nocturno Lagoa de Óbidos

Faltam poucos dias para o "UTNLO", desta vez não repito a lenga lenga de que é o maior desafio a que me proponho a nível de trail, lálálá, mas se não é, está bem equiparado, contando ainda com uma estreia, é uma prova inteiramente nocturna !!

O cenário é a Vila de Óbidos, a lagoa e a Foz do Arelho vistos através da iluminação do "mineiro" que vai na testa, que é como quem diz, apenas 5 metros à frente do nariz ...


Não posso negar que algum nervoso miudinho começa a aparecer, mas apesar da logística acrescida, tenho para mim que vou sair de lá com histórias para contar !

O objectivo são as 9 horas de tempo limite, talvez consiga fazer menos, mas os km's em arribas e areia são algo que pode demorar bastante tempo, e desgastar muito as energias para o caminho restante ...

Aqui fica uma espreitadela do desafio.


Descrição do percurso UTNLO

Partida:
Concentração no local habitual (Largo do jogo da bola), com partida simbólica percorrendo as ruas da vila de Óbidos em pelotão até à porta da Vila onde será dada a partida oficial.
Até ao km5:
Saída em direcção ao lugar do Pinhal passando pelo parque da vila em percurso fácil para esticar o pelotão. Depois da ponte da passagem de nível seguimos em frente coincidindo com o regresso dos anos anteriores durante cerca de 400m. A seguir vamos entrar em caminhos rurais e iniciar uma subida longa mas suave até à entrada da aldeia do Sobral da Lagoa (4km). Alterna caminhos com carreiros na floresta. No Sobral, vamos percorrer as ruas estreitas e sinuosas da aldeia até à saída (Km5).
Do 5º a 8º km.
Ao sair do Sobral por um caminho rural, vamos virar à esquerda para mais um carreiro de acesso à fonte fazendo de seguida a subida de forte inclinação até ao cemitério. A partir daqui percorremos a parte com maior dificuldade técnica do percurso. Temos inicialmente uma descida pelo trilho de forte inclinação que de deve ser feita com muito cuidado (declive é acentuado e técnico), até à pedreira. Atravessamos o rio e iniciamos de imediato a subida até ao talefe. Esta de início sem grande inclinação e trilho mal definido, irá depois subir pelo trilho de BTT, subida sem dificuldades de maior. A descida que se segue inicia-se de forma suave, mas a sua parte final exige algum cuidado devido ao forte declive. Pouco depois vamos encontrar o 1º abastecimento e separação entre as duas provas.
Km8 – km 21 – A partir da separação os ultras vão ter pela frente uma nova subida não muito acentuada, mas longa. Os primeiros 10km estão feitos, e com eles ficam para trás os maiores desníveis. Agora é rolar por caminhos florestais e carreiros apenas com uma subida um pouco mais dura por volta dos 13km. E quase sem darmos por isso, estamos junto da urbanização da Praia Del-Rei.
Vamos agora iniciar a volta a esta urbanização, percorrendo pinhais e hortas do Ferrel já a ouvir o mar em fundo. Chegados às arribas, não mais deixaremos de ter o mar à vista (se a noite o permitir). Mas como estes 7 km de arribas são um pouco desgastantes, antes de o iniciarmos é melhor abastecer bem (2º abastecimento ao km 21km)
Km21- km29
– Os kms que se seguem associam alguma dificuldade técnica ao prazer em percorrer 7 kms de excepcional beleza. À noite os cheiros e os sons do mar vão seguramente ficar na memória. Como é noite e não vai dar para visualizar as paisagens, é aconselhável seguir com os olhos bem abertos para ultrapassar alguns obstáculos que vamos encontrando e não tropeçar nas pedras e arbustos. O percurso associa carreiros bem definidos, com certas zonas de trilho indefinido e algumas zonas de areia fina. Ao chegar à praia do Rei Cortiço, falta menos de 1 km para deixarmos as arribas, mas antes ainda temos de seguir até ao alto do Gronho, onde podem parar um pouco para ver a paisagem nocturna da Lagoa de Óbidos, com a Foz do Arelho do outro lado. De seguida é descer a duna até à praia e seguir pela areia, entrar no passadiço e estamos no 3º Abastecimentos (praia dos Pescadores).
Km29 – km39 – As dificuldades por agora acabaram. Chegou a vez dos roladores entrarem nos seus terrenos. Vamos rolar na pista totalmente plana até ao próximo abastecimento. Apenas uma pequena dificuldade, provavelmente vamos ter que molhar um pouco os pés para lá chegar. Cerca de 500m antes do 4º abastecimento os percursos das duas provas voltam a encontrar-se. Atravessamos a ponte pedonal e subimos ao parque de merendas onde se encontra o abastecimento.
Km39 – km50
– Ao sair do abastecimento cuidado com a descida até à lagoa. Continuamos a ter a Lagoa de Óbidos por companhia durante cerca de 2 km, até chegar a um canavial e atravessar o rio da cal. Aqui seguimos ao longo do rio num túnel de caneiras, seguindo depois em direção a Óbidos por caminhos florestais, mas… ainda vamos ter pela frente a travessia de um pequeno monte carregado de história (pré) – Outeiro da Assenta(1). Já avistamos o castelo, mas ainda vamos à ermida de Santo Antão, mesmo com o Castelo ali ao lado. É só descer a escadaria, seguir junto à estação à direita da linha de comboio (não atravessar passagem de nível), até um pouco antes da estação de tratamento. Aqui vamos atravessar a linha por um Túnel onde poderá haver alguma água para lavar as sapatilha e… falta só um km para cruzar a porta da meta, seguimos a linha de água até iniciar o assalto ao castelo, mas a subida ainda vai doer um pouco antes de passar a porta da traição que no caso será a porta dos grandes vencedores.

Sem comentários:

Enviar um comentário