domingo, 22 de outubro de 2017

PortoGranfondo

O último da série Bikeservice !

Desta vez tinha de ser o Grande, para acabar em beleza (e ganhar o pólo do circuito).


A voltinha era esta :

Bem ... o que dizer sobre isto ? Nem sei bem por onde começar ...

Tenho a dizer que o percurso me surpreendeu por vários motivos.
Apesar do inicio ser muito "urbano", como rolavamos em pelotão fez com que fosse suportável (ao contrário do que aconteceu ano passado, já com muito trânsito à mistura).

Chegando à zona de estradas de montanha, havia um misto de paisagens bonitas com imagens desoladoras do flagelo dos incêndios recentes. Uma das imagens que me fica na memória são os mecos de aluminio de marcação da estrada estarem completamente dobrados e derretidos como esparguete ! A juntar ao ainda intenso cheiro a queimado...

A nível de organização e prova, esteve tudo impecável, bons abastecimentos, percurso bem marcado, tudo o que se pode querer (pelo menos do que precisei).

Em relação à minha participação, fui com muitas cautelas para esta prova.
Ouvi boatos que era muito dura, e que apesar da distância ser mais curta do que o habitual, que não devia menosprezar este Granfondo.

Pela minha análise, a prova ia ser boa para mim, não estava calor em demasia, não havia nenhuma "parede" ou parte muito inclinada, pelo que conseguiria dosear o esforço à minha maneira.

E assim fiz desde início, algum cuidado para não passar do limiar, manter as pernas sempre em movimento, ter atenção à cadência, tinha um alarme para me alimentar e lá vamos nós ! O objectivo era chegar bem aos km's finais para conseguir manter a potência no plano.

Consegui cumprir com o plano relativamente bem.
Quebrei um pouco na subida do Pejão, estava com desconforto nas costas, e depois fui com calma na descida para não forçar muito.
Depois de algum tempo lá fui melhorando, aproveitava na descidas leves para me esticar e as costas foram quase ao sítio.
Na subida da "Capela" estava um pouco abaixo do plano, mas estava a subir confortável (enquanto conversava e comia os lanches mistos que me enchiam os bolsos desde o abastecimento) e isso era o mais importante.

A subida final contava com uma rampa "surpresa", mas nada de especial, consegui fazer sentado e sem por o pé no chão.

Na parte final, algum vento de frente mas consegui aproveitar bem e recuperar tempo !
Sentia-me bem a rolar e aproveitei o mais que pude. Infelizmente não consegui apanhar nenhuma "roda", pois quando eu alcançava outros atletas a diferença de ritmos era tão grande, que passava directo...
Mas ainda assim ajudavam-me tipo "cenoura", pois cada vez que eu via uma camisola ao longe, só pensava em aproximar-me.

Com isto, rapidamente chegou a recta da meta ! E aquela sensação de estar todo partido mas feliz :D



Sinto que, óbviamente, não estou no meu melhor, mas sinto-me a progredir e a aprender a treinar e a gerir o esforço em prova cada vez melhor.

O que me deixa muito animado e motivado para continuar nestas "aventuras", e penso que até basta ter uma forma igual ou parecida à do passado recente para fazer bem melhor, e principalmente disfrutar muito mais das provas (e do dia seguinte) !

O melhor está para vir ! :D





Sem comentários:

Enviar um comentário