domingo, 25 de outubro de 2015

Natal antecipado

Bem... a preparar o Natal (e porque tenho uso para ele em Novembro) comprei um Suunto !!

Como detalhei no post anterior, andava a correr com um GPS de 2011, que não tinha a bateria nas melhores condições ...

Depois da meia-maratona de ovar (e de ter carregado a 100% antes da prova), quase não conseguia copiar o treino para o computador, a meio de copiar fazia reset ...
Tive que tornar a carregar, e depois sim enviar para o pc.

Já andava a procurar um relógio GPS há uns tempos (desde que vendi o Fenix) mas não tinha encontrado nada que fosse do agrado...
O velhinho 610 ia chegando para os treinos de corrida, e qualquer trail ou prova maior, levaria o da bicicleta (que apanha bem GPS, tem bateria para 20h, e tem navegação e tudo e mais alguma coisa).

Com o degradar da bateria do 610, e Maratona e o UTAM à perna ... surge um daqueles anúncios do google com uma promoção : Suunto Ambit 3 run !

(Tenho o preto)

Mais baratinho que o Ambit 3 peak, perdia "apenas" o barómetro, e a duração da bateria, mas ... custa bem menos !!
O barómetro até é util para ver o desnível nos trails, mas se a precisão do GPS for boa (e é!) e a distância estiver bem medida, temos o desnível no papel da organização, e depois de enviar para o pc, fica tudo corrigido.
A menor bateria, faz deste um relógio mais leve, mais fino, e bem mais ergonómico !! O que até acho uma vantagem !
A duração estimada é 10h/15h/100h dependendo do intervalo de gravação GPS (o peak anuncia 20h/30h/200h).
Segundo o que investiguei, a Suunto estima por baixo, e é normal no modo das 10, durar 12 ou 13, e por aí fora, portanto o modo das 15h chega-me bem para qualquer aventura, e posso carregar o relógio com um power-bank (ou duas pilhas AA) em andamento se não chegar.

Agora alguns pequenos comparativos com outras possíveis escolhas :

Acabei por comprar o Ambit 3 Run por menos de 200€, comparando com relógios da mesma gama de preços :

Garmin 220 -
O Garmin tem apenas 8 horas de bateria, não tem opção de diferentes modos.
Não é possível carregar em andamento (ao carregar terminar a actividade)
Não tem navegação.
Não suporta outros modos que não corrida. Se quiserem levar para uma aula de cycle ou andar de bicicleta, aparece como corrida, e têm de mudar a actividade depois no site.
A precisão do GPS é pior (e varia muito de relógio para relógio ... pode ser que tenham sorte).
Se precisarem de alguma coisa... o apoio ao cliente da Garmin é ... sem comentários.
Se já usam outros produtos Garmin (como para a bicicleta por exemplo) ter tudo no mesmo site e aplicação pode ser um factor +


Na minha opinião o Ambit 3 run, é a escolha perfeita para quem corre, para quem gosta de trail, e ainda permite criar perfis para qualquer outra actividade.
(Não suporta sensores de bicicleta, para isso precisam do Ambit 3 Sport ou peak, mas quem tem sensores dedicados de cadência/potência na bicicleta geralmente usa algo dedicado à bike e não um relógio, para uso ocasional é mais do que suficiente).

Após uma semana de uso, e alguns km's, não podia estar mais satisfeito. É melhor do que esperava, gosto da aplicação de telemóvel(ainda é beta para android, tem algumas manhas, mas deve melhorar), gosto do site, das métricas, dos menus do relógio, é confortável, demora ... 3 segundos a apanhar GPS, enfim, é em tudo melhor que o Fenix 2 (a léguas) e bem mais barato !
(Perde só o barómetro, mas não me tem feito falta, dá altitude por GPS que desenrasca).

O site da suunto (o movescount) é muito agradável, e até estou a usar para os meus treinos de bicicleta também ! (Exporto do Garmin para lá).
Para quem é treinador de si mesmo, as métricas da Suunto e firstbeat para recuperação, performance, e análise de esforço e afins pelos dados cardiacos são muito interessantes, e acho que a maneira como são apresentadas pela Suunto é intuitiva e acima de tudo útil.

Quando nos esquecemos ou não queremos levar a fita cardíaca, ele ainda assim estima o nosso esforço pela velocidade e afins, tendo em conta o nosso histórico.

Ahh, e a fita cardíaca é do melhor, além de ser confortável !!! Quando não encontra o relógio, grava na memória os dados, e depois envia !
Isto pode ser muito interessante para usar em natação (a transmissão entre as fita e relógios não funcionam na água) ou para usar em "bodypump" ou outra actividade em que não dê jeito estar com um relógio, mas queiram gravar os dados !

Já agora, o Killian corre com isto, portanto, até melhora a técnica !

3 comentários:

  1. Olha, não percebi nem 1/3 desta lenga lenga, mas sei que tens aí uma bela maquineta :)
    Araço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está ! Mais um exemplo a seguir, nem me lembrava que também tinhas um !
      Cada vez mais penso que foi a escolha certa :D
      Abraço.

      Eliminar
    2. ..o meu é um Ambit 2 "velhinho" mas que espero dure muitos e muitos anos ... uso-o como relógio de pulso no dia-a-dia, mesmo quando sou obrigado a vestir uma fatiota mais janota ;)
      Abraço

      Eliminar