domingo, 25 de outubro de 2015

Cantinho tecnológico ...

Um bocadinho de história "gadgeteira", ano passado comprei um relógio GPS que era a loucura ...

Um Garmin Fenix 2 !! Supostamente o "Ambit killer" (pois iria arrasar a concorrência da Suunto) e fazer tudo e mais alguma coisa de maneira espectacular, e até me iria fazer correr melhor e mais depressa que tem métricas de técnica e tudo e tudo e tudo, e principalmente, porque teria vida de bateria para Ultra-Trails, e uma funcionalidade chamada "Live-tracking" em que a nossa prova seria enviada em tempo real para uma página da internet.



Basicamente, a feature que me fez optar pelo Fenix na altura foi o live-tracking, que era algo exclusivo da garmin.

Bem ... após alguns dissabores (a recepção GPS daquilo é horrível, muito erro, acusa sempre mais distância do que o real - mais detalhes sobre a precisão do fenix e outros aparelhos), a bateria não dura assim tanto, para ter a autonomia anunciada é preciso usar um modo que desliga todo e qualquer sensor (lá se vão as métricas) e apenas actualiza a posição gps de minuto a minuto.
Enquanto o GPS Garmin da bicicleta apanha sinal dentro de casa, este era preciso um descampado e não estar céu nublado ...

Apesar disto, não estava descontente, mas ... em Novembro de 2014, o Live-track deixou de funcionar... Simplesmente, aparecia uma bolinha azul no mapa do site, mas nada de tempo, distância, dados, etc ... nada !
No Garmin que uso na bicicleta, tudo funcionava bem, portanto não poderia ser do telemóvel ou de não saber usar.
Encontrei nos foruns da Garmin mais utilizadores um pouco por todo o mundo a queixar-se do mesmo.

Experimentei com todas as versões de Firmware disponiveis para o Fenix 2 (muitas foram saindo), experimentei com android 4.4 android 5, iphone, tablets, samsungs, sony ... e o resultado era sempre o mesmo.

Contacto o apoio ao cliente da Garmin, envio toda a informação, logs dos programas, versões testadas, resultados, screen-shots do mapa, links para os foruns, conctactos dos outros utilizadores com o mesmo problema,etc e tal ...

Resposta : Faça reset e volte a contactar-nos.

Expliquei que já tinha feito reset milhões de vezes, de cada tentativa com Firmware novo fazia um reset completo, etc etc etc (vantagens de ser engenheiro e já ter trabalho no apoio a cliente, é reunir logo toda a informação que podem pedir para empatar).

Nova resposta : Já fez reset hoje ? Experimente novamente e volte a contactar-nos se não resolver.

Sim, já fiz reset, está igual (mais screenshots) ... Sei de mais casos iguais, podem testar vocês aí ?
Certamente a garmin tem acesso aos relógios da garmin para testar ...

Resposta : Vai ser encaminhado para o apoio da aplicação de telemovel.

A aplicação está a funciona bem com o Garmin Edge (da bicicleta).

De volta ao apoio dos relógios :

Já fez reset hoje ?

....
Após contactar a Garmin Iberia, Garmin estados unidos, facebook da Garmin, etc e tal, houve 2 tipos de resposta que obtive :

1 - Não hão nenhum problema conhecido, faça reset.
2 - Não há nenhum problema conhecido, se o reset não funciona, envie o relógio para reparação (e pago eu o envio mesmo em garantia, e esperaria 3 semanas para o ter de volta
Ok, mudou a resposta e então pergunto :
Mas CONFIRMAM e TESTARAM que o live-track funciona ? Então o meu e os relógios de TODOS os utilizadores pelo mundo fora se queixam disto, devem ser trocados ou reparados ?

Nova resposta :

Vamos então testar a funcionalidade (isto dois ou três meses depois do contacto inicial)...
Torne-nos a contactar na próxima semana, para saber o estado disto.

Passado mais uns dois meses ,,, o estado a cada semana era: vamos testar, contacte para a semana.

É assim tão difícil para a Garmin, pegar num relógio, sair do escritório deles onde quer que seja, e ao ar-livre fazer "start" e ver se o live-track funciona ?
Pelos vistos sim ...

Resultado : Vendi o relógio... E voltei a usar o meu "velhinho" Garmin 610 de 2011, que estava numa gaveta.
Não tem bluetooth, e preciso de ir ao computador descarregar os treinos, já não apita, e a bateria abaixo de 50% faz reset perdendo os dados se tentar ligar a luz, mas ... ainda assim o GPS é melhor que o do Fenix.

Já quase nem me lembrava do episódio, quando a semana passada recebo um mail da Garmin a dizer:
O problema que reportou já foi resolvido, faça update ao firmware, reset, e experimente.

Muito bom !! Novembro de 2014 a Outubro de 2015...

(Isto para servir de introdução ao post seguinte).

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