segunda-feira, 5 de maio de 2014

Ultra-Empeno do Marão

Sábado foi dia do Ultra-Trail do Marão, um empeno monumental parece-me que em todas as distâncias.

Exemplificativo das exigências do Marão, o Ultra-Trail de 120km (que afinal levou bónus para 140), em que dos 80 atletas experientes inscritos, terminaram ... 17 !!!

A denominada Maratona, foi também Ultra, com 54km e quase 2800 metros verticais de subida.
O meu papel era o de corredor vassoura,  acompanhar os últimos, garantir que não ficava ninguém para trás, e ajudar no que fosse preciso para os atletas chegarem aos postos de abastecimento e ao final.
O nível da prova era alto, e pareceu-me estarem todos bem preparados (para o que estava anunciado), nalgumas ocasiões tive dificuldades até em acompanhar os últimos, a minha sorte foi que nas descidas os apanhava com facilidade (a gravidade é forte em mim).

Fiz parelha com outro vassoura, este de enorme capacidade atlética, apenas faltando alguma experiência em trail, mas muito conhecedor da montanha e das suas exigências e dificuldades.
Obrigado pela companhia Jorge !

Em relação ao percurso, dos mais duros que conheço para a distância. Começa logo com 1km vertical, piso muito técnico, as descidas custavam tanto ou mais que as descidas, todo o percurso inicial muito técnico e com variados obstáculos.
O traçado teve quase tudo, quilometro vertical, descidas loucas, bonitas paisagens, um pouco de estradão, atravessar e seguir junto ao rio...
O piso incluiu muita pedra solta, lama, terra, algum paralelo, rio, saltar muros, escalar rochas...
Ainda incluiu também uma parte em trail nocturno, pois chegamos eram quase 23h.

Abastecimentos* muito bem recheados, com variedade e uns bolos viciantes !
 *pequeno reparo mais abaixo.

A nível de paisagem, envolvência, e apoio da população local, é fantástico !

Foi a verdadeira experiência de trail, ficou apenas a faltar a areia e a neve para ser o jackpot.










 



 
 Finalmente o topo do km vertical !











 Bastões improvisados, e algum pessoal em ligeiras dificuldades.

 Ligeiramente cansado ...



 Comecei com sapatilhas vermelhas ....
 Muuuuuuu

Pequenos Reparos :

Eu não deveria criticar esta "prova" visto que me voluntariei para ajudar, e participei a convite da organização, mas ... depois desta experiência digo simplesmente, preferia ter pago.

Se tivesse pago, após ter andado do meio dia às 16h30 sem água à procura do abastecimento "perdido" feito Indiana Jones com o termómetro nos 30 graus, tinha desistido, e quando conseguisse descolar um lábio do outro, a organização ia ouvir das boas...
Assim sendo, continuei, e o final até foi a parte mais soft da "prova".

Anunciar um abastecimento a 15km, e ele aparecer passado mais de 20, simplesmente não se faz.
Principalmente quando é um dia de MUITO CALOR, ainda por cima inesperado.
Apesar de estar fora do sítio, todos os abastecimentos estavam muito bem recheados e com muita variedade de alimentos, e um bolos deliciosos ! Mas ainda assim ... não se faz.
Anunciar uma prova de 42km, que afinal tem 47, mas depois são 55km, não se faz.


A prova teve dois inicios, visto que o primeiro esbarrou com um portão fechado, de um agricultor que à ultima da hora negou a passagem pelos seus terrenos, e a organização não teve tempo de alterar a marcação ...
Isto ficou muito mal na fotografia, mas ainda era perdoável, pena que gerou um grande atraso, o que fez com que muita gente terminasse a prova já de noite, e o frontal não constava do material obrigatório.
Também fez perder parte da manhã, onde a temperatura era mais baixa, fazendo coincidir o abastecimento inexistente com o pico de calor.

Penso que a prova tem tudo para ser das melhores do país, mas é preciso avisar os atletas para o que vão, de maneira a ser possível gerir esforços, expectativas, e preparar o treino e o material de maneira adequada ao desafio.

5 comentários:

  1. Boas Paulo...por incrível que possa parecer, só ontem descobri o teu blogue....já dei uma vista de olhos e gostei...parabéns....tens aqui um seguidor ;)
    Quanto ao Marão...olhando tb ao que se vai escrevendo pelas redes sociais, parece que não correu nada bem e é uma pena...mas o pior de tudo é o facto de ainda não ter visto a organização a dar o peito às balas....correr mal, pode correr...mas ficava bem vir a terreno reconhecer as falhas e pedir desculpa aos atletas. Ainda recentemente houve falhas (muito menos graves) numa prova da marginal em Cascais e a organização prontamente assumiu os erros, pediu desculpa e prometeu corrigi-los na próxima edição....isto foi muito bem aceite e acredito que no próximo ano vão fazer uma prova imaculada.
    Aquele abraço e bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos, obrigado pelo comentário, eu sou também seguidor do teu blog, mas esse já é uma referência :)
      Em relação à prova no Marão, repara que as unicas coisas que eu aponto são na comunicação !
      Sim, podia ter mais um abastecimento ... Olhando agora para as colocações com as distâncias reais tinhas abastecimentos aos :
      8.5k, 30k, 36k, 46k, 54 (meta)
      Mas isso não seria problema, caso estivesse comunicado, pois já ficava a cargo de caga um aprovisionar-se.
      Em relação à distância, também não tenho nada contra uma prova ter 54 ou 55km ... ou os kms que seja, desde que a indicação esteja minimamente correcta.
      Para ser uma prova imaculada, penso que bastaria alterar a informação, pois o traçado é muito bom, e a simpatia de todos os envolvidos fez também a diferença.
      Em relação a dar o "peito às balas" como dizes, acho que ajudaria, mas aí continua a ser uma questão de comunicação :)
      Penso que depende da humildade de cada um, assumir alguns reparos. E concordo contigo, acho que a edição do próximo ano beneficiava colocar alguns egos de parte, com ou sem culpa própria, e apontarmos para melhorar sempre.

      Eu sou da opinião que devemos apoiar quem salta do sofá para o trail, e não proibi-los de participar. Acho que só temos a beneficiar em saltar do sofá para o que seja, e se queremos provas com muitos participantes, todos têm direito a saber para o que vão, e a tentar superar-se de maneira divertida, saudável e em segurança (daí escolhermos provas ORGANIZADAS e não treinos em autonomia).

      Eliminar
  2. Referência...pois claro ;)
    Totalmente de acordo com a tua opinião....quanto mais pessoas a praticar desporto de forma saudável melhor, não só para as próprias, mas tb para os outros, mesmo a nível económico....menos doenças, menos gastos com sistema de saúde, menos impostos, mais dinheiro nos bolsos de cada um...
    Esqueci-me de referir que as maiores falhas que são apontadas, se prendem com a Ultra....e só falo pelo que vou lendo, pois como sabes não estive presente. E olha que não ligo muito a opiniões de pessoas que não conheço, ou que encaram isto com o espirito errado (na minha opinião)...mas algumas pessoas "desagradadas" são muito experientes e reconhecidamente figuras de proa neste nossa desporto....não pelos tempos que conseguem, mas pela forma como encaram e promovem o trail em Portugal....parece-me que ter que fazer 140 em vez dos 121km é grave...eu em provas muito mais pequenas já desespero por 2 ou 3 km a mais, nem quero imaginar esta situação :)....andar com aquele calor mais 10 ou 15km para chegar ao abastecimento tb é grave....a gestão da água é muito importante, e se estás a contar encher os cantis daqui a 2 ou3 km, e tiveres que andar 10km é muito mau....e sabes bem que 10km em trail podem demorar 1 hora, como 3 ou 4h....mas pronto, ninguém se magoou que é o mais importante, a organização (embora ainda não tenha reconhecido) de certeza que não ficou agradada, e se houver próxima vai fazer tudo para que os erros sejam corrigidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, na Ultra a diferença foi bem grande ! As queixas pelo que vi foram sobre o mesmo, medição de distâncias, quer entre abastecimentos quer do percurso total.

      Isto é algo que até me deixa confuso, porque acho que foi uma primeira edição de prova fantástica !
      O percurso bonito, interessante, desafiante, com um pouco de tudo...
      Nos abastecimentos tinham uns mapas espectaculares a dizer "você está aqui" e a distância e D+ até ao próximo posto, e os BOLOS !!!!

      E vão falhar numa coisa aparentemente tão básica, como medir essa mesma distância ???
      Claro que falhando aí, a coisa descamba, os tempos limites ficam desajustados, a água pode acabar, etc.

      Mas realmente agora que já me passou o empeno, foi pena, porque é de facto uma prova fantástica !

      Agora, uma coisa aponto à organização, não por algo que fez errado, mas por algo que não fez.
      Ao aperceberem-se que o dia era extremamente quente, e ao aperceberem-se que as distâncias dos abastecimentos estavam erradas, poderiam ter-se deslocado ao estradão perto do marco geodésico (onde até era próximo da distância a que o abastecimento deveria estar) e abastecer os atletas com água...

      O acesso de jipe era fácil naquele ponto, e isto sim mostraria que azares e erros ocorrem a qualquer um, mas ser capaz de os resolver é a melhor prova de capacidade.

      De qualquer forma, já foi lançado um comunicado, admitem as falhas, o que é uma excelente indicação que em 2015 será ainda melhor !

      Eliminar
    2. Já vi esse comunicado e acho muito bem. E a reacção dos atletas foi positiva, com muitos a prometer voltar. Vamos lá ver se para o ano tb dá para eu ir fazer uma perninha ao Marão.
      Aquele abraço

      Eliminar