domingo, 10 de fevereiro de 2013

10k Avintes

Hoje foi o dia de mais uma "clássica" ! Os 10km de Avintes.



Estava algum frio, e uma chuva e vento a não dar tréguas.
Segundo o Garmin:

    Temperatura - 11℃
    Vento - 21 km/h SO
    Humidade 94%
 O aquecimento da grande maioria dos atletas foi feito no parque de estacionamento do Continente, e depois da chamada da organização, lá nos deslocamos para a linha de partida, onde ficamos alguns minutos à chuva, enquanto os senhores do júri da prova se convenciam a sair do abrigo onde estavam e ir para a partida dar o tão esperado "tiro".
Desde as S. Silvestres não tenho treinado a corrida de maneira regular, e esta prova marca o regresso, por isso queria fazê-la da melhor maneira !

A ideia era começar a corrida num ritmo confortável, tentar conter-me e não puxar demasiado no início, e tentar ir aumentando o ritmo à medida que fosse possível, ou no pior caso não abrandar muito. Assim, mesmo que não calculasse bem o ritmo e fosse demasiado lento ao inicio, havia sempre hipóteses de tentar recuperar no final, ao invés, caso começasse rápido demais e ficasse sem energia antes da meta já não havia nada a fazer ...



Dá-se o tiro ! Envolto num pelotão de cerca de 500 atletas e muita experiência nestas andanças, lá tento encontrar o meu ritmo confortável para os primeiros km's.
O pessoal tinha um ritmo certo, nada de atropelos nem confusões, foi fácil "encaixar" num lugar e manter a companhia durante quase toda a prova, e trocar algumas palavras com um atleta que tinha acabado de fazer 65 anos de idade.
A prova continua, e consegui ganhar algumas posições e sentia-me bem. Num trajecto em constante sobe e desce, com a chuva e o vento a não dar tréguas ! 
Cumprida a primeira volta, o tempo estava a ser bom, vamos lá ver que tal me aguento na segunda parte !

Não consegui acelerar, mas consegui manter o ritmo quase estável, abrandando apenas alguns segundos. Comecei a passar alguns atletas cansados, e apenas no final cedi algumas posições, pois as ultimas subidas estavam-me a custar, e havia gente ainda com força para o sprint final.

O resultado disto foi um novo recorde pessoal aos 10k !!! (Pelo menos pelo GPS, que a distância não era exata, é difícil comparar). Mas mesmo que não seja o recorde, está ao nível das minhas melhores provas quando em tempos de treino regular, portanto este ano começa a prometer !




O sistema de cronometragem era baseado num relógio e uma folha de papel, onde eram anotados os dorsais e tempos dos atletas que iam chegando, nada de elaborado ou sofisticado, mas a verdade é que funciona.

No final de tudo receber o prémio comestível, e procurar abrigo da chuva e frio.


Sem comentários:

Enviar um comentário