domingo, 20 de janeiro de 2013

Passeio do Rojão - Rescaldo

Hoje foi dia de ir ao rojão !

O passeio foi maiorzinho do que o dos amigos do pedal, pois saí de casa a pedalar com o Bruno!

Foi um daqueles dias em o equipamento fez muita diferença, tornando possível um passeio bem agradável, mesmo com um temporal desgraçado...

Agora em relação ao passeio, saímos de casa assim um bocado para o atrasados, km's iniciais a custar por estar frio, serem de paralelo e a subir, depois de chegar à estrada nacional, a coisa começou a rolar bem (sempre com chuva forte e vento).

Chegados a Famalicão, estávamos em cima da hora combinada para sair o passeio, encontramos na estrada um grupo ("Os Bravos da Montanha") que disseram ir para o Rojão e saber o caminho, portanto, seguimo-los.
Andava-se muito bem no grupo ! Pouca gente e bom ambiente, deram uns km's bem agradáveis ! (ainda sempre debaixo de chuva).

Afinal não sabiam assim tão bem, pois perdemo-nos algumas vezes, mas depois de perguntar umas quantas vezes, encontramos a ponte romana, e outro grupo que esperava pelo pessoal dos amigos do pedal.

Passado pouco tempo já era possível ver o grupo enorme de bttistas na outra margem, e uns metros à frente integramos o pelotão.

A partir daqui tornou-se um pouco mais complicado circular no meio muita gente, com bastante lama à mistura e percursos de monte com romeiros a pé, bicicletas a ir e voltar, e infelizmente alguns jeeps e motas à mistura.

De posto de abastecimento em posto de abastecimento, lá conseguimos subir até ao alto de Covelas, e alcançar o tão desejado ROJÃO !!

Acabamos por encostar logo na primeira tasquinha. "Os Pintos" apresentada como sendo a mais típica do Rojão, e a única que não voou com o temporal de 6a feira à noite, fruto do design de Siza Vieira, e de estar encostada a um muro.







Aproveitar a pausa para aquecer, comer a sande de Rojão (que estava muito muito boa !) e uma malga de tinto. Uns dedos de conversa com o pessoal da tasca, aproveitando para perguntar o caminho de volta à Maia, e seguimos caminho.

Quase quase a chegar a casa, onde já só pensava num banho quente e em voltar a sentir os dedos das mãos e dos pés, um pequeno azar apareceu, um furo na bicicleta do Bruno (pedaço de vidro espetado...) e uns problemas no travão da frente dele obrigaram-nos a parar algumas vezes para encher a roda, o que não foi nada simpático dada a chuva, vento e frio ...

Mesmo assim conseguimos chegar para o tão desejado banho quente !

Do meu lado, foi mais um passeio sem incidentes, aguentei-me bem, não caí, portanto impecável :D
(Claro que agora enquanto escrevo isto está um sol bonito ... mas durante o passeio a chuva não deu tréguas)


Mapa :

Equipamento usado :

Bicicleta - MSC WCR RR

Cabeça aos pés :
Capacete da Bell - Imprescindivel
Gorro de licra Kalenji (para tapar as orelhas)
Óculos BTT - Dá muito jeito para não levar com a chuva nos olhos... (o facto de ser pitosga torna-os quase obrigatórios)
Tubo Dainese - É muito bom para proteger a garganta e o pescoço do frio ! Pode-se mesmo cobrir a boca para aquecer um pouco o ar que respiramos.
Casaco Impermeável "rockrider" (aka decathlon).
Luvas.
Tshirt de manga comprida de compressão.
Calças ciclismo. (Por baixo levei uns 4 Quad e R2 da Compressport ).
Meias de bodyboard. (Neoprene de 2mm, a ideia era serem impermeaveis e manter os pés quentes, mas não resultou ... ficaram molhados e gelados à mesma ... Não sei se teria sido pior ou não com meias normais, mas o pessoal do passeio queixava-se todo do mesmo ).
Sapatilhas Mavic.


Sem comentários:

Enviar um comentário