quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Nada de jeitos ...

Desde o Trail AM corri cerca de 0 metros !

No meio do empeno e de uma semana em viagem, deu esse belo número de distância percorrida :D

Ainda dentro de 2012 estão previstos dois treinos de 10km, duas corridas de S. Silvestre, que vou participar em modo treino nada de jeitos.

Este tipo de treino patenteado, envolve treinar o que apetece quando apetece (ou pelo menos só assumir isto). Neste caso o treino nem é de jeitos ou sem jeitos, é aparecer nas corridas, um pé à frente do outro, e logo se vê !

Estou numa fase de dar umas braçadas, dar ao pedal sem sair do sítio (é com cada temporal lá fora!)

 Tenho que admitir que me está a saber bem, aos pouquinhos sinto-me a recuperar alguma forma, talvez depois de levar grande tareia nas corriditas pense de maneira diferente, mas para agora a ausência de plano parece-me um plano a manter.

Depois de ter feito vários planos de treino, usando ferramentas online e não só, tenho que admitir que são uma grande ferramenta (conseguindo seguir) para aumentar a forma para um determinado evento.

Geralmente o aumento é brutal (no meu caso foi de umas corridinhas de criança para uma maratona em menos de 6 meses) mas tem custos...
Algo "brutal" nem sempre é coisa boa, os treinos são por norma agressivos para o corpo e de tal maneira que depois do pico de forma planeado para o objetivo, segue-se uma recuperação difícil.

Depois há a questão da escolha dos objectivos, enquanto que um objectivo de distância é um desafio motivante, ter como objectivo o tempo pode não ser tão motivador ou divertido.

A minha ideia para os próximos tempos é de usar a metodologia nada de jeitos, e conseguir ter uma forma estável, que permita participar em qualquer prova que pareça divertida sem grandes necessidades de preparação especial.

Se eventualmente chegar a um ponto em que o treino parece fácil (muito bom sinal) aumenta-se um pouquinho até estabilizar de novo.

Há algumas regras que são importantes de manter :

1 - Não fazer aumentos de mais de 10% na distancia semanal
2 - De tempos a tempos ter uma semana mais leve para recuperar.
3 - Tentar fazer sempre algumas sessões de treino mais rápido.
4 - Fazer treinos fáceis MESMO fáceis.
5 - Divertirmo-nos
6 - Sorrir !
7 - Sentirmo-nos bem. 

A liberdade de não ter plano, permite alternar com a bicicleta, natação, não fazer nada, trail, conforme os apetites.

Isto sempre com os objectivos pessoais em vista, é importante ter objectivos :)

Neste momento são o objectivo do bem estar, da diversão, de procurar a melhor forma física possível e de bater o recorde do Fauja Singh.

Sem comentários:

Enviar um comentário