quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Tubelesszisses e invenções...

Ora bem, depois do fiasco que foi voltar às câmaras de ar, foi caso para dizer nunca mais !

O facto da câmara dizer "decathlon", ser velha (andava lá por casa perdida) e não ser exactamente para a medida do pneu, pode ter ajudado, mas trilhar-se toda logo nas primeiras pedras... nah nah nah...

No dia seguinte, peguei numa câmara reforçada (que também andava lá por casa), enchi o pneu que nem um animal (para não trilhar câmaras, é preciso encher bem os pneus ...) e lá fui para os trilhos.

Não foi nada agradável :-P
Para começar a câmara reforçada adicionou um peso jeitoso à roda, e as acelerações não eram a mesma coisa, até cheguei a pensar que estava a ficar doente ou algo assim ...

Para ajudar a estar-me a sentir ainda mais lento que o costume a rolar, nas zonas mais técnicas, senti que ia morrer várias vezes, dada a falta de aderência de um pneu mais cheio em pedras molhadas e em descidas com calhau.
(Isto a juntar ao facto de ter voltado a andar com mochila, só para levar lá 2 câmaras de ar, e uma bomba extra...)

Resumo, foi chegar a casa tirar a câmara, passar na Ribeiro's bike shop, comprar as fitas de aro, instalar o pneu tubeless como deve ser (em vez de andar a inventar para tentar poupar 45 gramas), e ... txa rã ! Um ficou instalado com a bomba de pé, sem stress e à primeira !

O outro passei nas bombas de gasolina e ... "plof" sem chatisse.

Uma semana sem perder pingo de ar, e ainda lhe atirei selante lá para dentro para tapar algum furo que aconteça.
No dia seguinte, pegar na bike e .... ZEIN, parece que voa ! Rolar muito melhor, mesmo a pressões baixas, e já consegui divertir-me nos calhaus !

Entretanto, para me poupar futuras viagens à bomba de gasolina, e poder trocar pneus à vontade conforme as condições e apetites, e facilitar desempenar de rodas, andei a investigar possibilidades, invenções e engenhisses, e cheguei a algo deste género :

Basicamente, o conceito é simples, para encher um tubeless é preciso um BOOMM de ar, para o pneu ser empurrado contra o aro, e ficar estanque.

A partir daí, quanto mais ar, mais apertado fica, o problema é o inicial.
Com a bomba de pé é complicado, é um bom treino de braços, mas nem sempre dá, depende do modelo especifico do pneu, se tem laterais rígidas, e se fica apertado nas nossas rodas.
Uma opção é usar um CO2, mas tem limitações e custo, o cartucho não é grátis, e se houver um problema na montagem (precisar de mais fita, etc e tal) podem gastar 3 ou 4 e não dar nada...
E há aquele problema do Co2 congelar, e há selantes que não gostam disso, aparentemente.

Ora bem, a teoria disto é como se fosse um cartucho reutilizavel, pegamos na bomba e carregamos a garrafa com pressão (até 160 psi's deve aguentar), depois ligamos a garrafa ao pneu, e abrimos a torneira ! POP POP POP, pneu no sítio ! IEI !

Se não funcionar, é só dar aos braços outra vez, carregar a garrafa, pegar com jeitinho no pneu e ... POP POP POP ...

Se não der, falta algo ! Mete mais fita, para ficar apertadinho.

A minha teoria é : se custar muito a encher, vai verter com mais facilidade... Bater numa pedra com pouca pressão e "burp" lá se vai um arrotinho de ar ...
E se é para andar com mais pressão, deixem ficar a câmara ;)

Se quiserem umas dicas para a instalação :


A técnica aqui, é usar a câmara velha para formar o pneu, e tirar só de um lado, para ser possível encher só com a bomba de pé. Com o airshot não é preciso :)

No caso dos meus pneus que são muito flexíveis, isto não é possível, e para prender melhor, por cima da gorilla tape, coloquei uma fita de borracha para selar melhor.

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