quinta-feira, 3 de julho de 2014

LiveTrack

Caríssimos seguidores, andei entretido a configurar e escolher brinquedos, e vou começar a dar a possibilidade de me acompanharem ao vivo nas aventuras !!

Após algum estudo, e experiências, a escolha caiu no telemovel android mais barato/pequeno que encontrei (com BT 4.0 e android 4.x para os geeks saberem).


Pesa uns 100 gramas, e mede 10cm, 50€ com um mês de internet incluído.

O telemovel vai a correr uma app de livetracking da Garmin, e a buscar dados ou ao GPS interno (má precisão, e gasta a bateria) ou a um dispositivo externo ligado por bluetooth.
Tinha isto lá por casa numa gaveta. Tem bateria para 10 horas, muito boa precisão, até de altitude, e é à prova de água. Pode-se colocar em qualquer lado (de fora da mochila) para ter melhor captação.


A app actualiza uma vez por minuto, com os dados que foi apanhando,e os dados ficam disponíveis no síte.


Dá para ver em "mapa" ou "satélite" (nem sempre sigo estradas), e ver os gráficos de velocidade, elevação (para registar os montes e montanhas atravessados).

Quando iniciar uma actividade, a app posta no facebook, envia emails, e coloca aqui no blog o link.
A única coisa que têm de fazer para seguir em directo é clicar nesse link, e mudar no canto inferior direito de "Statute" para "Metrical" para verem as distâncias em km e não milhas.

O site também funciona a partir de telemoveis e tablets !

Além da parte geek, acho que isto é importante do ponto de vista da segurança para quem treina muitas vezes sozinho como eu, e dá descanso à familia, que pode acompanhar ao vivo e ver onde estou, se ainda estou em movimento, e por onde ando caso seja preciso irem-me buscar !

Emparelhando um cardio-frequencimetro, também é possivel partilhar os batimentos e afins, para quem quiser partilhar dados com um treinador ou algo assim mais profissional.

Um cuidado a ter se optarem por isto é o de levar uma bateria externa/adicional para o telemovel, ou levar outro telemovel mais simples para o caso de precisarem de fazer uma chamada de emergência, pois o uso da net e gps (ou bt) mesmo sendo só de minuto a minuto tem bastante impacto na bateria.

Vou tentar partilhar um treino ao longo da semana, estejam atentos !

Em todo o caso, Domingo de manhã é dia de prova de BTT, portanto há movimento pela certa!

3 comentários:

  1. ..ok...e agora em português please :D ...eu sou mesmo um zero à esquerda nestas modernices :D
    Mas gostei, especialmente pelo facto de nos poderem localizar facilmente se nos acontecer algo pelos montes...quem treina sozinho neste tipo de situações sabe porquê!!
    Abraço e dá-lhe forte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente Carlos :)
      Domingo isto deve estar a funcionar de manhã, se achares piada eu depois posso colocar um "mini-guia" com imagens do programa que uso.

      Para o UTDP vou levar (com um carregador solar na mochila :P).
      Abraço.

      Eliminar