segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Treino Ultra-Maratona semana 1

Depois de uma semana de treinos mais calma para recuperar de Óbidos e da entorse, esta semana já foi a doer. Comecei um plano de treinos para o Ultra-Trail Amigos da Montanha ( 61km, 5000m Desnível acumulado).

O plano consiste em 16 semanas, com treinos evolutivos, que visam aumentar a resistência ao tempo passado "em pé".
Não é objectivo nem é esperado melhorar a velocidade, e o fundamento é bastante diferente de treino para uma Maratona, ou de corridas mais curtas e de velocidades mais elevadas.
A base do treino são corridas em ritmo lento longas e em dias consecutivos (em oposição a treino para melhorar velocidade que implica fases de recuperação e treinos de ritmo forte).

Também estão incluídas algumas sessões mais curtas a ritmo de maratona, ritmo de meia-maratona, e alguns intervalos a ritmos de 10k, mas o objectivo destes treinos é o de não perder tanta velocidade com os treinos longos, e não é de esperar melhorias nisto.

Ora, isto quer dizer basicamente que abdico da ideia de fazer tempos melhores nas meias-maratonas e na Maratona do Porto. Vou usar essas provas como treinos com companhia.

Mais detalhes do plano aqui : http://www.atletismo.carlos-fonseca.com/ultramaratona.htm

Em Óbidos levei um empeno valente nos km's finais, o que me abriu os olhos que o treino de Ultras tem que ser fundamentalmente diferente do de maratonas e corridas de estrada, como gostava MESMO de ir ao UTAM, que é a "disneylandia" do trail, com partes de canoagem, slide, escalada, para disfrutar ao máximo há que estar minimamente preparado.
O objectivo é de cumprir com a barreira horária, de chegar à travessia do rio antes das 16h45.

Bem, de volta a esta semana, foram pouco mais de 70km's distribuídos por 6 treinos no espaço de 7 dias, e ... que empeno senhores ouvintes !
Apesar de há uns tempos ter feito 101km numa semana, estes custaram-me mais...

Não sei se for de ainda não estar completamente recuperado da ultima aventura...
Se foi de ter treinado no sobe e desce maiato...
Se foi de ter usado principalmente sapatilhas minimalistas...
Se foi de ter forçado o ritmo no inicio da semana...
Ou se este treino é demasiado puxado para mim...

De qualquer maneira vou tentar aguentar mais uma semana, e se tudo correr bem, devo conseguir começar a tolerar melhor o treino, senão.... vai ser preciso recalcular a coisa, mas nem quero pensar nisso agora.

(Sim, estamos em Agosto, mas ao fim da tarde andava um vento e nevoeiro, que estava-me mesmo bem de casaco)






Sem comentários:

Enviar um comentário