Fazer os agachamentos para me levantar do sofá com a miúda ao colo, é um exercício quase de tortura :P
Bem, tinha dito que ia descrevendo alguns dos brinquedos que vou usar para 2015, começa aqui uma das secções, treino base !
Para o treino base, o que estou a usar é basicamente isto
Dá para fazer muitas coisas ... entre as quais ...
E mais outros quantos exercícios que se ficam a sentir durante uns dias...Este é outro dos brinquedos que tenho usado, até porque está um frio do catano, e não me quero constipar agora.
Para ir registando os treinos, e para definir as zonas de trabalho, a escolha foi para o Mio Link
Uma pulseirinha que mede o batimento cardíaco através de um sensor óptico.
Em ambiente de ginásio onde se transpira bastante, as fitas de peito duram-me pouco tempo, pois com as lavagens constantes vão-se desgastando e começam a dar leituras estranhas.
Para juntar a isso a pulseira tem um led colorido que indica a zona de treino :
Azul claro < 50%
Azul 50-60%
Verde 60-70%
Laranja 70-80%
Cor-de-rosa 80- 90%
Vermelho > 90%
Normalmente faço a maioria do treino de na zona cor de rosa, com uns picos de vermelho, e recuperações a laranja... o que torna a pulseira um acessório de moda lindo, e cobiçado pelas amantes da hello kitty ...
No outro pulso, e para equilibrar levo um Garmin VivoSmart
Esta pulseirinha comunica com a outra, para receber as informações cardíacas, junta tudo, conta passos e distância, monitoriza o sono, mudas de fralda, calcula calorias, e fala com o telemóvel para enviar tudo para o meu diário de treinos.
No fim do dia, os brinquedos não fazem o treino, mas no meu caso motivam, e permitem-me registar, para mais tarde analisar, e tentar perceber o que tinha feito para chegar às alturas boas, e quando as coisas correm mal, tentar perceber o que falhou.
Depois é mesmo preciso é treinar, e aplicar intensidade e regularidade na coisa, senão não há nada a registar :)
E correr não? :)
ResponderEliminarAcredita que correr tem sido o mais "fácil" do treino ! Ao menos é algo a que estou habituado :)
EliminarDesenvolvi um novo gosto pela corrida, é a parte do treino que não me deixa cheio de dores, é um alívio :P
Neste momento, penso que o trabalho de base é muito importante, para fortalecer e preparar o corpo, e ter o mínimo de condições físicas para começar o trabalho específico na corrida e na bicicleta, prevenindo lesões e permitindo progredir (espero eu).
Começar a treinar forte a corrida, depois de um período grande de pausa, era coisa para ser muito agressivo para articulações e etc e tal.
Este ano, para conseguir resultados que nunca tive, a ideia é treinar como nunca treinei !
Estava a brincar ;) ....eu tb vou apostar no reforço muscular (nunca faço) e na natação uma vez por semana como complemento e forma de recuperação activa (já o fiz e sentia-me muito bem) ...preciso de ficar mais forte para as aventuras de 2015. Dia 18 vou à Meia de Viana e depois começa o Plano 3 dígitos, e é aí que entram os complementos....dá-lhe com força e com alma. Abraço
EliminarÉ isso mesmo, reforço é daquelas coisas que nunca fazemos ! Dizemos sempre que vamos fazer...mas depois não dá tempo para tudo, e a prioridade vai para o que gostamos :)
EliminarAgora, para fazer o que gostamos com mais prazer, há coisas que não devemos descurar ... (Estou a falar assim porque ainda não passaram 2 semanas da passagem de ano, depois volta tudo ao normal :P)
3 digitos é a "loucura" :D ! Eu estou mais focado nos "metros" e ir aumentando o desnível, para o OMD.
Se quiseres começar a preparação com o "Trail Santa iria", quem foi diz bem da prova, 37km/2000mD+
E é logo uma semaninha depois da meia de viana para não perderes o andamento !
Abraço.
Força nesses treinos! Um abraço
ResponderEliminarObrigado Sérgio !!!
EliminarPara já estão a correr bem ... Da ultima vez já só fiquei dois dias meio empenado, ao invés de 5 dias torto como quando comecei a fazer treino de força :)
Dia 25 vou ao Trail Santa Iria ver que tal está a coisa !
Abraço !